27/03/2015 5º dia de paralisação dos funcionários da limpeza pública

Santo André, 27 de março de 2015 – Diante da greve dos funcionários da limpeza pública de Santo André, o Semasa informa que:

– Desde o início do movimento, na última segunda-feira, até o final da tarde desta sexta-feira, o Semasa e a Prefeitura, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e Secretaria de Segurança Urbana e Comunitária, têm se empenhado em colocar equipes e equipamentos próprios nas ruas para amenizar o problema do acúmulo do lixo causado pela greve. O Semasa também têm feito gestões junto à Polícia Militar e à Guarda Civil Municipal para que escoltas sejam colocadas à disposição das equipes de limpeza que não aderiram ao movimento. Reiteramos que o prefeito Carlos Grana vem acompanhando de perto as negociações para uma solução breve do impasse, bem como garantir a segurança para cumprimento de liminar que estabelece a continuidade de 70% do efetivo de coleta para serviços emergencial.

– Nestes cinco dias de movimento, as equipes emergenciais conseguiram coletar 520 toneladas de lixo, o que corresponde a menos de um dia de coleta em Santo André. Diariamente, 650 toneladas de resíduos são coletadas na cidade.

– Hoje, 5º dia do movimento, foram colocados nas ruas, com escolta da Guarda Civil, 11 caminhões de coleta, com 44 funcionários. Foram atendidos, além do Centro, os bairros Vila Pires, Cidade São Jorge, Vila Helena, Marajoara, Jardim Progresso, Vila América e Homero Thon. Em um dia de trabalho normal, são 250 funcionários na ativa.

– O Semasa tem solicitado para a população não levar lixo às estações de coleta de recicláveis, que estão fechadas. Mesmo assim, muitos moradores deixam seus resíduos na frente destes locais, o que agrava o problema para a vizinhança. Hoje, 12 caminhões de lixo foram retirados da frente da Estação de Coleta Centreville (praça Eurico Gaspar Dutra), no Parque Gerassi. Na quinta, já havia ocorrido coleta emergencial na Estação Ipanema, na Av. Capitão Mario Toledo de Camargo.

– Hoje, outros 16 funcionários da terceirizada, 4 caminhões e uma máquina limparam outro ponto viciado de descarte, na rua Beckham, em Utinga, nas proximidade da estação de trem.

– Em todos estes dias, têm sido priorizadas a coleta do lixo orgânico nos hospitais. A coleta de infectantes está normalizada desde quarta-feira.

– As feiras livres também têm sido priorizadas, com distribuição de sacos para os feirantes, além da coleta e lavagem das vias com carro-pipa. São 24 funcionários destinados a esta tarefa.

– Durante todas as madrugadas desde o início do movimento, 15 varredores e outros 10 funcionários operacionais e motoristas se responsabilizam pela limpeza do Centro e pontos estratégicos. Na última madrugada, foi feita a limpeza também da Vila Pires e a área comercial da Vila Assunção.

– Todo lixo recolhido tem sido levado para o Aterro Municipal, onde a PM permanece para garantir a segurança.

ESQUEMA DE LIMPEZA EMERGERCIAL DE FIM DE SEMANA

– Sábado pela manhã sairão 14 caminhões compactadores, com escolta da Guarda Municipal, 3 equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, com basculante para a limpeza da frente e do entorno das estações de coleta Palmeiras (Prestes Maia), Carnaúba (Tamarutaca) e Caminho do Pilar.

– À tarde, duas equipes com compactadores mais caminhão-pipa farão a limpeza das 12 feiras livres do sábado. À noite a coleta volta aos pontos mais críticos da cidade, como áreas comerciais.

– No domingo, 2 equipes próprias com basculantes e máquinas vão priorizar a limpeza das caçambas de núcleos habitacionais.

– Ainda no domingo, se repete o esquema de limpeza em todas as 14 feiras livres à tarde e, à noite, volta a ser feita coleta emergencial em pontos estratégicos.

O Semasa volta a pedir que a população evite colocar o lixo na rua enquanto o impasse não se resolve.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...