30/04/2024 Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente

Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram classificados como gestão eficiente, com nota 9,70, à frente da própria Capital.

Entre as grandes cidades do Estado, Santo André segue sendo a primeira. O topo do ranking é ocupado pelo município de Valparaíso, localizado no noroeste do Estado, e com população de pouco mais de 24 mil habitantes (de acordo com o último Censo do IBGE). O IGR avalia anualmente os municípios paulistas com vistas a oferecer ferramentas para melhoria das políticas públicas em âmbito estadual e municipal.

Por meio do Semasa, Santo André atua em diversas frentes que contribuem para que a gestão de resíduos seja eficiente e funcione em favor da população e do meio ambiente. Desde a operação em si, com a coleta porta a porta, varrição, disposição final e reciclagem; passando pela sensibilização e ações de educação ambiental, com a oferta de cursos, visitas e campanhas; e a ampliação de programas consolidados, como Moeda Verde; até a implantação de novos projetos como Ponto Limpo, Estação Livro Aberto e Quintal Verde que possuem foco específico em determinado assunto ou problemática, com o objetivo de melhorar a prestação dos serviços públicos.

“O registro de mais esta conquista demonstra que o Semasa, enquanto órgão ambiental e responsável pela gestão de resíduos sólidos da cidade tem cumprido as diretrizes e desafios propostos pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Monitoramos anualmente o plano andreense e investimos em pontos que merecem atenção, como descarte irregular, ampliação da coleta seletiva e outros”, comenta o superintendente adjunto e diretor de resíduos sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

Composição – O índice leva em consideração dez eixos temáticos: instrumentos de gestão de resíduos sólidos; arranjos municipais; coleta regular e limpeza urbana; coleta e triagem; responsabilidade pós-consumo; educação ambiental; contratações públicas e consumo sustentável; resíduos da construção civil; reciclagem, tratamento e recuperação; e disposição final ambientalmente adequada. Além disso, o cálculo se utiliza do valor do Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos (IQG), do Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos (IQR) e do Índice de Qualidade de Estações de Transbordo (IQT), obtidos juntos à Cetesb.

No caso do IQR, por exemplo, o Aterro Sanitário, também administrado pelo Semasa, tem nota 9,1, sendo considerado um dos melhores aterros públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o que também contribui para uma gestão assertiva.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...