Composta Santo André

 

Em 2015, o Semasa deu início do projeto Compostagem nas Escolas que atendeu unidades públicas de Santo André. A iniciativa teve participação da autarquia, da Secretaria de Educação de Santo André e da ONG Instituto Cresce Brasil (ICB). Na época, isso possibilitou a compra das primeiras composteiras, que naquele momento foram colocadas apenas em unidades municipais.

Atualmente, o projeto foi ampliado para outros setores da cidade e passou a ser chamado de Composta Santo André, com disponibilização de composteiras para escolas municipais, estaduais, creches, próprios públicos, unidades da Fundação Casa e entidades assistenciais e beneficentes da cidade.

O projeto tem o objetivo de, além contribuir com a coleta seletiva na cidade, mostrar aos participantes as problemáticas que envolvem a geração de resíduos e dar à comunidade alternativas viáveis para o tratamento do material orgânico, uma vez que  se utiliza restos de alimentos não processados, como frutas, legumes, verduras, grãos e cascas de ovos, entre outros produzidas nas próprias unidades.

Na rede municipal de ensino de Santo André, o programa atua nas escolas onde foi implantado o projeto Horta Educativa, do Governo do Estado, que também conta com o apoio do Núcleo de Inovação Social da Prefeitura.

Feitas de plástico bem resistente e não transparente, as composteiras recebem os resíduos orgânicos gerados na escola. O material que resultar do processo deve ser usado em hortas ou jardins da própria escola ou pela comunidade.

Hoje, o Composta Santo André já distribuiu um total de 87 composteiras, distribuída em:
– 59 escolas públicas + Fundação Casa I e II
– 2 CRAS + 1 USF Jd. Irene II
– 25 instituições assistenciais

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo