Resíduos volumosos

Os resíduos volumosos, ou inservíveis, são um grande problema para todas as cidades. Quando dispostos de forma incorreta prejudicam o meio ambiente, favorecem a proliferação de vetores e contribuem para o risco de enchentes.

fotos_inserviveis

Pensando nisso, o Semasa trabalha desde o final da década de 1990 com o conceito de Estações de Coleta, em locais estrategicamente distribuídos na cidade, aptos a receberem diversos tipos de resíduos e dar a destinação correta para eles. Cabe aos moradores encaminharem os resíduos volumosos a uma das Estações do Semasa. Nestes locais, além de lixo reciclado, são recebidos materiais volumosos como entulho, pneus, móveis velhos, entre outros.

Por meio destes ecopontos, a autarquia já aplicava uma prática que só tornou-se lei a partir da  Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2012: a da responsabilidade compartilhada entre poder público, consumidores e fabricantes.

A PNRS determina que geradores de resíduos, tanto fabricantes quanto importadores, distribuidores, comerciantes, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos sejam responsáveis pela destinação adequada e pela logística reversa dos resíduos consumidos pela sociedade.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo