O Moeda Verde é uma ação que mobiliza moradores de comunidades carentes de Santo André a trocarem itens recicláveis que iriam para o lixo comum por alimentos hortifrúti. Ele foi implantado com projeto piloto em novembro de 2017 no Núcleo dos Ciganos, em Utinga.
COMO FUNCIONA
-A cada 21 dias (em média), uma “Agência Móvel” (caminhão de transporte dos resíduos, van com alimentos e balança) vai até o Núcleo para fazer a troca de recicláveis por alimentos. O morador entrega 5kg de recicláveis e recebe 1kg de alimentos frescos, hortifrútis.
-Também é feita a troca de 1L de óleo de cozinha usado por 2 barras de sabão.
-Nas semanas entre as trocas, os moradores são visitados por agentes do programa (Semasa e Secretaria Saúde), quando são orientados sobre a reciclagem e estimulados a separar os resíduos secos.
Trata-se de um projeto coordenado pelo Semasa, mas com participação de diversas secretarias municipais e órgãos do poder público municipal, como Secretaria de Inovação Social, Fundo de Solidariedade e Banco de Alimentos; Craisa e Ceasa; Secretaria de Saúde; e Instituto Triângulo.
OBJETIVOS
– Estimular a reciclagem em comunidades onde os moradores ainda não a incorporaram no seu dia a dia.
– Reduzir o volume de resíduos secos levados para o Aterro Sanitário de Santo André.
– Combater o descarte irregular de resíduos e pontos viciados.
– Garantir maior segurança alimentar aos moradores da comunidade com a oferta de uma alimentação saudável, muitas vezes com alimentos ausentes do seu cardápio, como o caso de frutas, legumes e verduras.