06/11/2023 Empresas de transbordo e triagem de resíduos passam por fiscalização do Semasa

Ação visa orientar proprietários sobre a legislação a respeito da destinação de resíduos e aferir a fumaça preta dos veículos a diesel

Santo André, 6 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realiza pelo segundo ano consecutivo ação integrada de fiscalização junto às áreas particulares de transbordo e transporte (ATTs) de resíduos da cidade (empresas de caçamba). As vistorias começaram nesta segunda-feira (6) e ocorrem até o fim da semana em cinco locais do município.

A iniciativa tem o objetivo de vistoriar e orientar os proprietários destes estabelecimentos sobre a legislação vigente, em especial sobre o MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos), documento obrigatório do controle do descarte desse tipo de material, que visa rastrear desde a geração até o destino final dos resíduos.

“As áreas particulares de transbordo atuam, especialmente, com grandes volumes de materiais de construção civil e, por isso, devem estar adequadas à legislação e possuir Plano de Gerenciamento de Resíduos. As fiscalizações também buscam cumprir com as metas do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil, que apresenta as diretrizes para a geração, coleta e destinação final deste tipo de material”, explica o superintendente adjunto e diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

A orientação e a adequação às normas vigentes garantem que esse tipo de material não seja descartado de forma irregular ou ilegal, prejudicando o meio ambiente. O documento é uma exigência nacional, mas São Paulo possui sistema próprio para emissão do manifesto, por meio da plataforma Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo MTR, gerenciado pela Cetesb, integrado ao Sinir (Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos).

Fumaça preta – De forma integrada, os fiscais da autarquia também realizaram aferições de fumaça preta emitida pelos caminhões utilizados pelos proprietários das ATTs e empresas que contratam o espaço para descarte de resíduos.

As vistorias integram as ações do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) e têm o objetivo de prevenir e combater a emissão de poluentes oriundos da queima do diesel em veículos automotores. A fiscalização ambiental do Semasa utiliza o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos caminhões. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição.

Os caminhões aferidos e que forem aprovados recebem um selo de participação do ProAr 2023, que indica que o veículo foi vistoriado e aprovado. Assim como as vistorias para verificação do MTR, as aferições de fumaça têm caráter preventivo e não punitivo.

Em 2022, durante a primeira ação de fiscalização integrada em ATTs, foram vistoriados 70 veículos, sendo que 85,7% foram aprovados. Os reprovados receberam orientações para realizar manutenção nos caminhões.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...