27/03/2024 Projeto Água, Câmera e Ação ganha livro que retrata trabalho junto a jovens de Santo André

Iniciativa de educomunicação do Semasa foi recentemente premiada pela Associação Internacional das Cidades Educadoras

Santo André, 27 de março de 2024 – Para compartilhar a experiência de Santo André no desenvolvimento e na trajetória do projeto Água, Câmera e Ação, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) lançou nesta quarta-feira (27) um livro sobre o trabalho e os resultados do projeto. A publicação “Água, Câmera e Ação, o futuro da água é agora! Uma experiência de educomunicação socioambiental em Santo André” completa o ciclo de reconhecimentos da iniciativa, que foi recentemente premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras.

O Água, Câmera e Ação foi promovido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa entre 2020 e 2022 com recursos do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo) e teve a participação efetiva de 325 jovens andreenses. O evento de lançamento ocorreu em formato de sarau, com a participação de estudantes do curso técnico de meio ambiente da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita, servidores, moradores e os diversos autores do livro.

“A educação ambiental é a principal ferramenta para a transformação do mundo e da sociedade e observar e acompanhar o trabalho que estes jovens fizeram é ainda mais especial. Estão transformando a realidade da cidade e de suas próprias comunidades”, comenta o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Ao longo do Água, Câmera e Ação, os jovens participaram de três módulos formativos que envolviam conhecimentos e práticas sobre meio ambiente, recursos hídricos, audiovisual e empreendedorismo digital. No total, foram 48 curtas-metragens produzidos e 12 making ofs. O Semasa também promoveu diversos cinedebates, com apresentação das produções e bate-papo sobre as temáticas de sustentabilidade e recursos hídricos. O encontro final do projeto ocorreu em formato de seminário, que contou com a presença de 150 pessoas.

“A concretização deste trabalho nos enche de orgulho e esperamos que este material possa ser usado por outras cidades para replicar em ações similares àquelas desenvolvidas por aqui”, explica Elaine Cristina da Silva Colin, gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa.

O Prêmio Internacional Cidades Educadoras foi concedido ao projeto em fevereiro deste ano, junto de outras iniciativas do México e Portugal. A cerimônia oficial de entrega do prêmio ocorre em maio, no XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, em Curitiba (Paraná).

A atividade desta quarta-feira integrou a agenda especial em celebração ao Mês da Água e, em especial, ao aniversário de 99 anos da Represa Billings, celebrado hoje. A versão digital do livro está disponível em www.semasa.sp.gov.br/aca e a playlist completa, com todos os curtas-metragens produzidos está no canal do Semasa no YouTube (http://bit.ly/youtubesemasa).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...