15/11/2023 Santo André realiza blitz em veículos a diesel para combater emissão de poluentes

Ação integra o ProAr e ocorre até o fim da semana em diversos endereços da cidade

Santo André, 15 de novembro de 2023 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do ProAr (Programa de Qualidade do Ar), realiza mais uma etapa de atividades nesta semana. Começaram as blitze de fiscalização de fumaça preta em veículos a diesel que integram a frota circulante do município.

As ações, conduzidas pela Fiscalização Ambiental, ocorrem ao longo dos próximos dias em diversas vias de grande tráfego, com o apoio da GCM (Guarda Civil Municipal), do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) e da Polícia Militar.

Nos primeiros dias de abordagens, as equipes se concentraram nas avenidas Giovanni Battista Pirelli e dos Estados (próximo ao Auto Shopping Global). Caso o veículo seja flagrado com emissão acima dos limites permitidos em lei é autuado pelos fiscais do Semasa. Nestes dois dias, 22 caminhões foram vistoriados e 11 foram reprovados.

“As vistorias do ProAr são fundamentais para combater a emissão de fumaça preta em desacordo com índices permitidos, o que contribui para o aumento da poluição atmosférica. E, especialmente nesta onda de calor, que deixa o tempo ainda mais seco, reduzir a quantidade de poluentes é fundamental para a saúde”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

A multa é de 500 FMPs (Fator Monetário Padrão). Caso esteja dentro dos parâmetros, o condutor recebe o selo do ProAr 2023, indicando que cumpre a lei e respeita o ambiente. Além disso, também foram distribuídas cartilhas orientativas sobre o programa, as ações de Santo André a importância da fiscalização para o meio ambiente. O material também está disponível digitalmente, no site do Semasa, no link https://bit.ly/cartilhaproar.

Descarte de resíduos – Durante as blitze, agentes do Semasa também realizam a verificação de documentos correspondentes ao MTR (Manifesto de Transporte de Resíduos) para os caminhões que transportam resíduos de construção civil (entulho), também conhecidos como caçambeiros. O MTR é um documento obrigatório do controle do descarte desse tipo de material, que visa rastrear desde a geração até o destino final dos resíduos.

Fiscalização em áreas de transbordo e frota municipal – Na última semana, as equipes da autarquia efetuaram vistorias, orientações e medições em cinco áreas de transbordo de resíduos.

Foram realizadas medições de fumaça preta em 63 caminhões, sendo que 52 foram aprovados e 11 reprovados. Na ocasião, as aferições foram educativas, ou seja, não punitivas.

Também neste ano, o Semasa já fez medições de fumaça preta em veículos movidos a diesel (caminhões, caminhonetes, ambulâncias etc) que integram a frota municipal de Santo André, que inclui os ônibus municipais. No total, foram 618 veículos que passaram por medição, sendo 55 reprovados e 563 aprovados, beneficiados com o selo do ProAr 2023.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...

Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

22/05/2024: Santo André realiza atividades em comemoração à Semana Mundial do Brincar

Evento do Semasa visa estimular a criatividade e contato das crianças com a natureza Santo André, 22 de maio de 2024 – A equipe da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove no próximo domingo (26) uma agenda cheia de atividades e brincadeiras em celebração à Semana Mundial do Brincar. O evento ocorrerá no Parque do Pedroso, das 9h às 11h e das 14h às 16h, e terá contação...