04/09/2023 Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André

Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior Unidade de Conservação de Santo André.

A atividade proporciona um passeio em meio a um remanescente de Mata Atlântica, percorrendo o caminho originalmente utilizado para acessar a segunda torre do antigo teleférico, instalado na década de 1980. Durante a atividade, os participantes podem observar a diversidade vegetal e os animais silvestres típicos desse bioma. Neste ano, cerca de 200 pessoas já percorreram a trilha, que possui 825 metros de extensão, com um nível de dificuldade moderado.

Além de contribuir para incentivar o cuidado com o meio ambiente, essa atividade oferece uma excelente oportunidade para desconectar-se do ambiente urbano, geralmente cercado por concreto, e proporcionar conexão com a natureza.

A atividade também permite a prática de exercícios, melhorando a saúde cardiovascular, trazendo bem-estar e reduzindo o estresse. Durante o percurso, os agentes ambientais e educadores da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa apresentam os principais pontos e características da trilha.

Entidades, empresas ou escolas interessadas em participar, devem entrar em contato diretamente com a equipe de educação ambiental, pelo telefone 4433-9050. A idade mínima é de 15 anos, sendo que menores de idade precisam estar acompanhados por um responsável.

As trilhas com participação livre do público ocorrem de forma esporádica ao longo do ano. Interessados podem acompanhar a agenda de educação ambiental da autarquia pelas redes sociais ou no site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

É necessário utilizar calçados fechados e confortáveis, como tênis, assim como usar calças compridas. Em dias ensolarados, recomenda-se o uso de boné e filtro solar. Em caso de chuva, a atividade é reagendada.

O Parque Natural do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, altura do número 3.000 (Parque Miami). Ele funciona todos os dias, das 7h às 17h.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...