20/04/2023 Santo André lança projeto de sensibilização ambiental para servidores públicos

Chamada de A3P, iniciativa terá ações práticas que visam a mudança de atitude nos ambientes de trabalho

Santo André, 20 de abril de 2023 – Santo André instituiu a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3), um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular órgãos públicos a implantar ações de sustentabilidade dentro dos processos e rotinas dos servidores municipais. O projeto A3P em solo andreense será coordenado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio de financiamento do Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André).

O evento de lançamento ocorreu nesta quinta-feira (20) e contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias, do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira, além de outros secretários que atuam em setores estratégicos, cujos trabalhos estão diretamente relacionados aos objetivos e metas do A3P.

“As boas lições começam dentro de casa, por isso é fundamental realizar esse projeto com os servidores públicos. Ao virar decreto, o A3P se torna uma política pública municipal, fazendo com que o projeto não se perca”, pondera o vice-prefeito Luiz Zacarias. Durante o lançamento do evento, foi apresentado o decreto municipal que já instituiu o projeto como uma política pública da cidade.

Ao instituir as ações da agenda ambiental entre os servidores da administração andreense, Santo André também faz a adesão ao programa em nível federal, sendo a primeira da região do ABC. O projeto, que tem duração de 12 meses, contará com ações teóricas e práticas que vão envolver 270 servidores de forma direta e outros 3,8 mil de forma indireta. Participarão funcionários das diversas secretarias do Edifício Executivo e do Semasa. Todas as ações visam estimular a redução do uso de plástico, de papel, de consumo de água e de energia elétrica, além de incentivar as práticas de reciclagem, compostagem e hortas comunitárias.

“Trata-se de mais uma importante iniciativa de educação e saúde ambiental que vai unir esforços na construção de um futuro melhor e mais sustentável, promovendo a preservação do meio ambiente e a economia de recursos públicos”, explica o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Entre as metas do projeto estão a realização de 21 encontros, seis visitas monitoradas, implantação de três hortas comunitárias em espaços da Prefeitura e do Semasa, instalação de composteiras, além de intervenções artísticas, distribuição de canecas entre outras ações.

O projeto A3P soma-se às premissas do programa Santo André 500 anos, que estabelece metas, diretrizes e ações estratégicas para diversas áreas até 2053, quando a cidade completará cinco séculos de existência.

Além disso, a iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um apelo global para combater a pobreza e desigualdade, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e prosperidade até 2030.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...