25/10/2022 Semasa fiscaliza áreas particulares de triagem  e transbordo de resíduos

Ação orientativa também aferiu a fumaça preta dos caminhões que prestam serviços nestes locais

Santo André, 25 de outubro de 2022 – Com o objetivo de orientar os proprietários de áreas de triagem e transbordo de resíduos de Santo André para o cumprimento da legislação pertinente ao gerenciamento de resíduos de construção civil, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciou nesta semana uma série de vistorias nas empresas andreenses que atuam com este tipo de serviço.

Além dos responsáveis, a autarquia também efetuou orientação junto aos transportadores de entulho que utilizam-se destes locais, inclusive com aferição da fumaça preta emitida pelos veículos a diesel.

A ação de fiscalização integrada entre os departamentos de Resíduos Sólidos e de Gestão Ambiental do Semasa é de caráter informativo, não punitivo, com vistas a orientar todos os envolvidos para o enquadramento junto às legislações vigentes.

No ano passado, Santo André se tornou a primeira cidade do ABC a aderir ao Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo Resíduos de Construção Civil, gerenciado pela Cetesb. O sistema é mais uma ferramenta de gestão que complementa o trabalho realizado pela autarquia na gestão de resíduos sólidos, especialmente junto aos grandes geradores, empreendimentos, empresas de caçamba, de transbordo de resíduos e aos transportadores que atuam na cidade.

As vistorias, que começaram dia 20 e seguem até o dia 27/10, buscam também cumprir com metas do Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil, que apresenta as diretrizes para a geração, coleta e destinação final deste tipo de resíduo. A utilização do Sigor por parte dos empreendimentos, transportadores e estabelecimentos tornou-se obrigatória em dezembro de 2021. Em caso de dúvidas sobre o Sigor, interessados podem entrar em contato pelo e-mail sigor.rcc@semasa.sp.gov.br.

As aferições de fumaça preta integram as ações do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) e têm o objetivo de prevenir e combater a emissão de poluentes oriundos da queima do diesel em veículos automotores. A fiscalização ambiental do Semasa utiliza o opacímetro, aparelho que mede a quantidade e opacidade de fumaça emitida pelo escapamento dos veículos. O equipamento permite maior precisão na aferição da fumaça preta e imprime o relatório no ato da medição. Os caminhões aferidos e que forem aprovados recebem um selo de participação do ProAr 2022, que indica que o veículo foi vistoriado e aprovado.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

18/04/2024: Operação de fiscalização interdita três estabelecimentos por excesso de ruído em Santo André

Ação do Semasa ocorreu nos bairros Jardim do Estádio, Vila Assunção e Jardim Santa Cristina Santo André, 17 de abril de 2024 – Em continuidade às ações que visam combater a poluição sonora e garantir o bem-estar da população, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) interditou três estabelecimentos comerciais nesta última semana. Os locais registravam reclamações recorrentes por parte da população, além de já terem sido autuados pela fiscalização ambiental da autarquia. O primeiro, situado...

Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

17/04/2024: Núcleo Eucaliptos recebe Breshopping Sustentável neste sábado

Evento será realizado das 10h às 15h, na quadra da comunidade; munícipes poderão escolher até três peças do vestuário Santo André, 16 de abril de 2024 – Solidariedade e sustentabilidade serão colocadas em prática neste sábado (20) para os moradores do Núcleo Eucaliptos, que serão beneficiados com a primeira edição do Breshopping Sustentável deste ano. A iniciativa é promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Núcleo de Inovação Social da Prefeitura...

Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

17/04/2024: Doações nos ecopontos de Santo André beneficiam crianças do Jardim Alzira Franco

Projeto do Semasa com o apoio do Fundo Social de Solidariedade entregou cerca de 500 brinquedos neste sábado Santo André, 13 de abril de 2024 – A andreense Solange Oliveira, moradora do Jardim Alzira Franco, não imaginava que voltaria para casa neste sábado (13) com dois patinetes para as suas filhas Elisa e Emily, de 4 e 5 anos. A surpresa ocorreu com a realização da 14ª edição do projeto Gincana Ecológica, que distribui brinquedos gratuitamente para as crianças,...

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...