29/10/2021 Semasa inova e traz jogos virtuais para o portal Hendu

Atividades, destinadas a crianças de 3 a 12 anos, mesclam histórias e reflexões sobre a temática ambiental

 

Santo André, 29 de outubro de 2021 – Buscando sempre inovar e trazer mais ferramentas de sensibilização ambiental, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) estreou uma nova seção no portal Hendu. Trata-se dos “Jogos Hendu”, que traz atividades para crianças de 3 a 12 anos aprenderem e refletirem sobre a temática ambiental.

Para a faixa-etária de 3 e 4 anos, o Semasa já disponibilizou jogos sobre economia de água, descarte correto de resíduos domésticos e de conhecimento sobre os elementos que pertencem à natureza.

Para crianças que têm entre 5 e 8 anos, há jogos que abordam sobre os tipos de resíduos que existem, como forma de incentivar a coleta seletiva. Também há uma atividade sobre limpeza da cidade, em que os pequenos ajudam a coletar os resíduos que foram jogados irregularmente no meio ambiente.

O portal Hendu oferece quatro jogos para quem tem entre 9 e 12 anos. São eles: caça-palavras de resíduos orgânicos (úmidos) e recicláveis (secos), verdadeiro ou falso sobre o tempo em que os materiais recicláveis demoram para se decompor e quiz de ações sustentáveis, além de uma atividade sobre a separação correta dos resíduos.

Todo o conteúdo foi elaborado pelos funcionários da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa. Além dos jogos, o portal Hendu traz diversas atividades lúdicas, como desenhos para colorir e brincadeiras que podem ser feitas a partir do reaproveitamento de materiais, e as seções ‘Pipoca’, ‘Você sabia?’, ‘Contação de histórias’ e ‘Superdicas’.

A plataforma também traz informações aos pais, orientando-os sobre a importância e as possíveis formas de mediar as atividades que são sugeridas. Acesse o portal em www.semasa.sp.gov.br/hendu.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...