07/07/2021 Fiscalização Ambiental e GCM autuam infrator por descarte irregular de isopor na avenida Lauro Gomes

Veículo foi retido e responsável também deverá realizar a limpeza do local

Santo André, 7 de julho de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da sua equipe de Fiscalização Ambiental, com apoio da Guarda Civil Municipal e do monitoramento realizado pelo COI (Centro de Operações Integradas) da Prefeitura de Santo André, identificou um caminhão responsável pelo descarte ilegal de grande quantidade de isopor, na avenida Lauro Gomes, junto às margens do Córrego dos Meninos.

Por meio do monitoramento do COI, os agentes conseguiram acompanhar o horário da infração e verificar o veículo descarregando os materiais. O crime ambiental ocorreu na última madrugada e o caminhão foi localizado pela equipe na manhã desta quarta-feira (7), a 300 metros do local do descarte.

“As equipes da autarquia, com apoio da GCM, têm atuado fortemente na região da Vila Sacadura Cabral, principalmente nos pontos próximos ao córrego dos Meninos, e que sofrem frequentemente com descartes irregulares de resíduos. Queremos que estes infratores saibam que em Santo André não vamos mais tolerar este tipo de crime ambiental”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

Pela infração ambiental, a Fiscalização do Semasa emitiu Auto de Infração Ambiental (multa) ao responsável no valor de R$ 21.462,50. Além disso, o veículo também foi apreendido e o proprietário só poderá reaver o caminhão após assinatura de Termo de Compromisso. O infrator também deverá proceder com a limpeza do local.

“A sinergia entre os órgãos fiscalizadores da Prefeitura,  somada aos investimentos em inteligência,  materializados no COI, fruto de uma política austera de combate à criminalidade, enfatizando os ilícitos ambientais,  tem levado a excelentes resultados tanto na repressão quanto na prevenção de irregularidades diversas”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, Edson Sardano.

O descarte irregular de lixo é um crime ambiental passível de multa e até mesmo detenção. A multa pode chegar a 10 mil FMPs (Fator Monetário Padrão). No último domingo (4), o Semasa autuou outro veículo que também descartava entulho, na Av. Lauro Gomes.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...