10/11/2014 ProAr aumenta adesões em seu 1º dia

Foto1_proar_primeirodiaSanto André, 10 de novembro de 2014 – O Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André) inspecionou a emissão de poluentes de 16 veículos movidos a diesel nesta segunda (10/11), primeiro dia de aferições dedicadas ao público em geral. O programa, que em 2014 já aferiu 767 veículos da frota municipal, está realizando as inspeções na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno José Daniel.

A aferição é gratuita. No caso de o veículo emitir mais poluentes do que o volume aceito em lei, o motorista, em vez de ser multado, recebe orientações para regular o motor e pode voltar para uma nova medição. Caso esteja dentro dos parâmetros, ele recebe um adesivo indicando que cumpre a lei e respeita o ambiente.

O número de adesões superou as do primeiro dia de aferições de 2013, quando só foram inspecionados dois veículos. A ação é uma parceria do Semasa com a Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural). São os técnicos da Petrobras que realizam as medições, usando um computador e um aparelho que mede, entre outras coisas, a opacidade da fumaça emitida pelo veículo.

Dos 16 veículos inspecionados nesta segunda, oito estavam de acordo com a lei e receberam o adesivo. No Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a expectativa é de que o número de aferições em 2014 seja maior do que as do ano passado. Em 2013 foram inspecionados 200 veículos, sendo que 66% deles foram aprovados.

O Proar vai continuar nesta e nas próximas três semanas. Como se trata de uma ação educativa, é facultado aos motoristas participarem. Caso seja parado numa blitz de fiscalização e não se enquadre na lei, no entanto, eles podem sofrer punições. Em Santo André, a multa é de R$ 127,60 e o motorista recebe cinco pontos na carteira. Se a blitz for da Cetesb, o valor é bem mais salgado – pode chegar a quase R$ 1.200, ou mais, em caso de reincidência. Tudo para garantir a qualidade do ar que a cidade respira.

O motorista Wagner Vasconcellos aplaudiu a ação, mesmo com seu caminhão expelindo mais poluentes do que prevê a lei. “Às vezes a gente acha que está tudo certo, mas não está. Eu sei que já é hora de trocar algumas peças.”

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...