10/11/2014 ProAr aumenta adesões em seu 1º dia

Foto1_proar_primeirodiaSanto André, 10 de novembro de 2014 – O Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André) inspecionou a emissão de poluentes de 16 veículos movidos a diesel nesta segunda (10/11), primeiro dia de aferições dedicadas ao público em geral. O programa, que em 2014 já aferiu 767 veículos da frota municipal, está realizando as inspeções na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno José Daniel.

A aferição é gratuita. No caso de o veículo emitir mais poluentes do que o volume aceito em lei, o motorista, em vez de ser multado, recebe orientações para regular o motor e pode voltar para uma nova medição. Caso esteja dentro dos parâmetros, ele recebe um adesivo indicando que cumpre a lei e respeita o ambiente.

O número de adesões superou as do primeiro dia de aferições de 2013, quando só foram inspecionados dois veículos. A ação é uma parceria do Semasa com a Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural). São os técnicos da Petrobras que realizam as medições, usando um computador e um aparelho que mede, entre outras coisas, a opacidade da fumaça emitida pelo veículo.

Dos 16 veículos inspecionados nesta segunda, oito estavam de acordo com a lei e receberam o adesivo. No Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a expectativa é de que o número de aferições em 2014 seja maior do que as do ano passado. Em 2013 foram inspecionados 200 veículos, sendo que 66% deles foram aprovados.

O Proar vai continuar nesta e nas próximas três semanas. Como se trata de uma ação educativa, é facultado aos motoristas participarem. Caso seja parado numa blitz de fiscalização e não se enquadre na lei, no entanto, eles podem sofrer punições. Em Santo André, a multa é de R$ 127,60 e o motorista recebe cinco pontos na carteira. Se a blitz for da Cetesb, o valor é bem mais salgado – pode chegar a quase R$ 1.200, ou mais, em caso de reincidência. Tudo para garantir a qualidade do ar que a cidade respira.

O motorista Wagner Vasconcellos aplaudiu a ação, mesmo com seu caminhão expelindo mais poluentes do que prevê a lei. “Às vezes a gente acha que está tudo certo, mas não está. Eu sei que já é hora de trocar algumas peças.”

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...