10/11/2014 ProAr aumenta adesões em seu 1º dia

Foto1_proar_primeirodiaSanto André, 10 de novembro de 2014 – O Proar (Programa de Qualidade do Ar em Santo André) inspecionou a emissão de poluentes de 16 veículos movidos a diesel nesta segunda (10/11), primeiro dia de aferições dedicadas ao público em geral. O programa, que em 2014 já aferiu 767 veículos da frota municipal, está realizando as inspeções na avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do estádio Bruno José Daniel.

A aferição é gratuita. No caso de o veículo emitir mais poluentes do que o volume aceito em lei, o motorista, em vez de ser multado, recebe orientações para regular o motor e pode voltar para uma nova medição. Caso esteja dentro dos parâmetros, ele recebe um adesivo indicando que cumpre a lei e respeita o ambiente.

O número de adesões superou as do primeiro dia de aferições de 2013, quando só foram inspecionados dois veículos. A ação é uma parceria do Semasa com a Petrobras, por meio do Conpet (Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural). São os técnicos da Petrobras que realizam as medições, usando um computador e um aparelho que mede, entre outras coisas, a opacidade da fumaça emitida pelo veículo.

Dos 16 veículos inspecionados nesta segunda, oito estavam de acordo com a lei e receberam o adesivo. No Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a expectativa é de que o número de aferições em 2014 seja maior do que as do ano passado. Em 2013 foram inspecionados 200 veículos, sendo que 66% deles foram aprovados.

O Proar vai continuar nesta e nas próximas três semanas. Como se trata de uma ação educativa, é facultado aos motoristas participarem. Caso seja parado numa blitz de fiscalização e não se enquadre na lei, no entanto, eles podem sofrer punições. Em Santo André, a multa é de R$ 127,60 e o motorista recebe cinco pontos na carteira. Se a blitz for da Cetesb, o valor é bem mais salgado – pode chegar a quase R$ 1.200, ou mais, em caso de reincidência. Tudo para garantir a qualidade do ar que a cidade respira.

O motorista Wagner Vasconcellos aplaudiu a ação, mesmo com seu caminhão expelindo mais poluentes do que prevê a lei. “Às vezes a gente acha que está tudo certo, mas não está. Eu sei que já é hora de trocar algumas peças.”

Serviço – ProAr:
Datas: 10/11 a 14/11 e 17/11 a 19/11/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, ao lado do Estádio Bruno Daniel – Vila América (Santo André).
Datas: 24/11 a 28/11 e 01/12 a 05/12/2014, das 9h às 16h.
Local: Avenida dos Estados, 8.000 – em frente ao Auto Shopping Global (Santo André).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

31/01/2023: Moeda Pet chega aos núcleos Sacadura Cabral, Missionários, Sorocaba e Cruzado

Programa que troca garrafas PET por ração ocorrerá junto ao Moeda Verde, que troca recicláveis por alimentos Santo André, 31 de janeiro de 2023 – Em fevereiro, o programa Moeda Pet chega a novas comunidades para beneficiar moradores que já participam do programa Moeda Verde. Nesta quarta-feira (1º), é a vez de os moradores do Núcleo Sacadura Cabral também trocarem garrafas PET por ração para cães e gatos, ao mesmo tempo em que podem trocar recicláveis por alimentos. As...

Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

31/01/2023: Melhorias de saneamento e mobilidade são principais marcos do Complexo Cassaquera

Prefeitura de Santo André e Semasa comemoram nesta segunda-feira um ano de entrega das obras Santo André, 30 de janeiro de 2023 – Há exato um ano, Santo André celebrava a entrega do Complexo Viário Cassaquera, um pacote de obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade que era aguardado há décadas pelos moradores que residem na região da Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, entre a Vila Homero Thon e o bairro Centreville.   Passados 365 dias desde o...

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...