28/05/2015 Exposição ‘Kaleidoskopias’ revela novo olhar para cenas da cidade

Santo André, 28 de maio de 2015 – Criar imagens a partir da multiplicação do assunto fotografado, por meio de um minucioso processo de espelhamento da foto original, é a proposta da série “Kaleidoskopias”, do artista gráfico e ilustrador Marcelo Pacheco, que estará em cartaz de 9 a 30 de junho, no saguão do Teatro Municipal de Santo André. Promovida pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com patrocínio da Caixa Econômica Federal, a mostra é mais uma atividade gratuita que o município oferece à população neste Mês do Meio Ambiente.

kaleidoskopias1

Os temas das fotos de “Kaleidoscopias” conferem um novo olhar para cenas simples do cotidiano da cidade. Eles podem retratar desde uma planta que nasce espremida entre os vãos da calçada até uma pequena flor que sobrevive ao lodo acumulado na sarjeta. Em particular, Marcelo prima por demonstrar a convivência da natureza em meio ao avanço do concreto e da poluição. As imagens vão sendo replicadas indefinidamente dando origem a um novo universo.

O olhar apurado para a busca do melhor ângulo da imagem somado à técnica da replicação das frações da cena original resulta em surpreendentes e misteriosas figuras como mandalas e “seres fantásticos”, que surgem da interpretação individual de cada observador. “É uma espécie de artesanato com retalhos de uma face mais gentil da cidade: galhos, folhas, raízes, muros de heras, micro-jardins que brotam das calçadas mal cuidadas, flores nascidas no lodo das sarjetas”, define o artista.

Símbolos – De akaleidoskopias2cordo com o Dicionário de Símbolos (Editora José Olympio, 1989), “a contemplação de uma mandala favorece a meditação em profundidade, pois inspira a serenidade, o sentimento de que a vida encontrou seu sentido e sua ordem”. Numa analogia, na criação de Marcelo Pacheco, as mandalas são instrumentos que descortinam o verde ou o multicolorido das flores e árvores da cidade, transformando em contemplação e calmaria imagens que muitas vezes não são percebidas pela agitação da vida diária da metrópole.

Sobre o autor – Marcelo Pacheco, 58, é formado em Artes Plásticas pela FAAP. Artista gráfico e ilustrador, colaborou com publicações das editoras Abril, Brasiliense, Ática, FTD, Saraiva e Azul, entre outras. Ex-diretor de arte da Made in Brasil e Ponto A, onde criou estampas para a marca Ellus. Colaborador com Guto Lacaz na revista “Via Cinturato”. Produziu ilustrações para projetos da Fiesp, Metrô e Construtora Spenco. Também foi responsável pelos projetos gráfico e editorial dos livros do fotógrafo Araquém Alcântara: “Santos”, “Nossos Parques Nacionais”, “SP 450” e “Amazônia”. Concepção e design gráfico de diversas exposições para a Faculdade de Medicina da USP. Autor do livro infantil “O menino, o Jabuti e o menino”.

Mês do Meio Ambiente de Santo André – O Semasa e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense (SGRNPPA), prepararam extensa programação especial para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente, que é celebrado oficialmente no dia 5 de junho. As atividades são gratuitas e ocorrerão durante todo o mês de junho em diversos locais da cidade.

No dia 14/6 ocorre a terceira edição da Caminhada Interparques, também com patrocínio da Caixa Econômica Federal. A concentração da Caminhada ocorrerá a partir das 8h na área de eventos do Parque Celso Daniel. Atividade aberta a toda à população, seu trajeto terá início às 9h e vai até o Parque Central.

Já no dia 17/6, das 8h às 17h, no anfiteatro do Teatro Municipal, a autarquia promoverá o seminário “Desafios Ambientais Contemporâneos”. O seminário tem o objetivo de refletir sobre as principais problemáticas ambientais e seus impactos na nossa cidade. O encontro será composto por mesas redondas que discutirão temas como logística reversa de resíduos, impactos da escassez hídrica e sustentabilidade na gestão de resíduos de construção civil e demolição.

A programação completa já está disponível

SERVIÇO
Exposição Kaleidoskopias
Autor: Marcelo Pacheco
Onde: Saguão do Teatro Municipal de Santo André
Quando: 09/06 a 30/06
Entrada franca

logos_cefbr

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...