05/12/2014 Começa o Programa Operação Chuvas de Verão

Santo André, 05 de dezembro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a Prefeitura de Santo André lançaram hoje o Programa Operação Chuvas de Verão (POCV) 2015, com a participação do superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Jr., e do prefeito, Carlos Grana. O programa, que teve início no dia 1º de dezembro e termina em 15 de abril de 2015, é coordenado pelo Departamento de Defesa Civil do Semasa, em parceria com diversas áreas da Prefeitura, que trabalham de forma integrada. Durante este período, as equipes do POCV ficam de prontidão para possíveis emergências, mas o trabalho para colocar o POCV nas ruas acontece durante todo ano, por meio de várias ações preventivas realizadas para evitar os danos causados pela chuva intensa.

Este ano, uma das novidades do POCV, apresentada pela superintendente, é o aumento de 23 para 27 pluviômetros distribuídos pela cidade. Os pluviômetros são aparelhos que medem a intensidade da chuva. A entrega foi feita pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do governo federal, na última quarta-feira. Os quatro aparelhos são semiautomáticos e serão instalados no Aterro Sanitário (Parque Gerassi), no Sabina-Escola Parque do Conhecimento (Paraíso), Parque Escola (Valparaíso) e Parque Andreense.

Entre as ações preventivas do Programa, a Defesa Civil mantém 11 Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), em que moradores de áreas de risco recebem orientações de como agir em caso de emergência. Além disso, o departamento faz arrecadação de mantimentos para possíveis vítimas e monitora a proximidade e a intensidade das tempestades através do monitoramento climático feito por consulta a sistemas, radares, estações meteorológicas da cidade, além dos 27 pluviômetros.

“As fases do programa são: prevenção, prontidão, alerta e socorro. Nós temos trabalhado, principalmente, na questão da prevenção. Acreditamos muito que essa fase pode evitar as outras, pois na prevenção é que a gente tem toda a condição de fazer o serviço e monitoramento necessários. Essa etapa foi realizada ao longo do ano, para que chegássemos até aqui”, explica o superintendente do Semasa.

Já o prefeito do município frisou que “Santo André está preparada, e não é de agora. Estamos trabalhando todo o ano para que nesse período de dificuldade estejamos prontos. Estamos atentos, em alerta e vamos torcer para que possamos ter tranquilidade”, falou.

Santo André tem primeiro cadastro de animais no Brasil
Outra novidade do programa é o Nupdec Animal. O projeto, que foi implantado no Jardim Irene, na comunidade Maurício de Medeiros, em parceria com a Secretaria de Saúde e a ONG WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), tem como objetivo proteger os animais de estimação dos moradores que vivem em áreas de riscos, garantindo que eles sejam levados para abrigos junto com seus donos, em caso de necessidade. No total, 113 cães e gatos foram cadastrados, vacinados, castrados e identificados com Registro Geral Animal (RGA). A previsão é de que o projeto será estendido para outras comunidades no próximo verão.

Ações em números
Entre todas as ações realizadas pelos funcionários da área de Defesa Civil, estão a interdição de 283 casas em áreas de risco, a vistoria preventiva das regiões em que ocorreram remoções, inclusive por meio de sobrevoo de helicóptero, e em piscinões e córregos da cidade.

O Semasa também fez ações preventivas por meio da sua Gerência de Drenagem, ligada ao Departamento de Manutenção e Operação. Até outubro, foi realizada a limpeza de 63,4 mil bocas de lobo; 17,5 mil toneladas de resíduos retirados de córregos, rios e piscinões; 1,6 milhão de m² de córregos capinados e roçados; 1,6 mil bocas de lobo e poços de visita reformados ou construídos; e 3,8 mil metros de novas galerias de águas pluviais.

Campanha nas escolas
Outra ação, esta em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, foi a segunda edição Campanha Escola Amiga da Defesa Civil, que envolveu 26 escolas públicas e particulares para ajudarem a arrecadar itens de higiene pessoal e limpeza para as ações de Assistência Humanitária. Os colégios que participaram conseguiram 1.199 produtos, e receberam um certificado e um kit com publicações educativas preventivas alusivas ao tema percepção de riscos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...