24/02/2023 Moeda Verde estreia no Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio

Habitação de interesse social é a primeira do tipo a ser beneficiada pelo programa, que chega à sua 24ª localidade

Santo André, 24 de fevereiro de 2023 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizaram nesta sexta-feira (24) mais uma expansão do programa Moeda Verde. De forma inédita, a iniciativa que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti chegou aos moradores do Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio. O local é uma habitação de interesse social e, agora, passa a ser o 24º ponto de troca do Moeda Verde.

O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias e do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. No condomínio, residem mais de três mil pessoas, em um total de 410 apartamentos.

“A expansão do Moeda Verde integra o Plano Metas municipal e, ao implementar a iniciativa em um condomínio como este, o Semasa tem a possibilidade de investir em outras iniciativas de sustentabilidade no local, engajando mais os moradores para a correta separação de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Paralelamente ao Moeda Verde, a autarquia também implementou o Meu Condomínio Recicla e, de acordo com a adesão dos condôminos, pretende também oferecer oficinas de compostagem e horta comunitária. O conjunto de ações integra o projeto GIRS (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) Condominial, voltado especialmente para habitações de interesse social e que ocorre em parceria com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa.

A moradora Iracema Moraes dos Santos, que reside há quatro anos no local, aprovou a iniciativa e faz votos de que os vizinhos participem cada vez mais da iniciativa. “Acho uma ótima ideia, ainda mais pra quem tem criança, porque ajuda na alimentação”, comenta.

Nesta primeira troca, os participantes puderam levar para casa maçã, laranja, cebola ou chuchu, além de alface e outras hortaliças. Desde o começo da implantação do Moeda Verde, em 2017, mais de 938 toneladas de resíduos recicláveis já foram entregues pela população, sendo que, em troca, foram distribuídas mais de 187 toneladas de legumes, frutas e verduras.

“Até então, eu não sabia da importância da reciclagem. Agora, vendo aqui esses produtos bonitos e verdinhos, é um incentivo. Tem dias que a gente nem pode ir ao sacolão. Então, é muito importante de verdade”, diz a moradora Edineusa Maria da Silva, que também participou da primeira troca desta sexta-feira.

Em 2023, o Semasa pretende expandir o Moeda Verde para mais três locais, terminando o ano estando presente em 27 pontos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...