31/08/2022 Semasa lança obra inédita sobre catadores de materiais recicláveis

Livro é um importante instrumento para formulação de políticas públicas aos profissionais, que geralmente vivem e trabalham em situação de vulnerabilidade

Santo André, 30 de agosto de 2022 – Imagine trabalhar há 37 anos na rua, vasculhando e recolhendo resíduos recicláveis em Santo André? Com sol forte ou chuva, frio ou calor, com problemas de saúde ou não, o catador Edmilson Bernardo Balbino está diariamente puxando o seu carrinho feito de ferro. Com 55 anos de idade, ele faz parte dos mais de 1,8 mil profissionais que escolheram o território andreense para ter a sua fonte de renda e sobreviver por meio da reciclagem.

Edmilson foi um dos catadores que participaram de um mapeamento executado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), entre o fim de 2021 e o começo de 2022. Essa importante pesquisa originou o livro ‘Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André’, obra inédita lançada nesta terça-feira (30).

“Este trabalho é importante para dar visibilidade para nós, que fazemos um serviço digno e muito importante. É o reconhecimento de uma boa parte da minha vida dedicada à reciclagem”, comemora Edmilson. A publicação traz informações sobre o perfil socioeconômico dos catadores, trabalho e renda, faixa etária, sexo, escolaridade, além do fluxo de comercialização de resíduos recicláveis e questões relacionadas à saúde, educação, moradia, benefícios sociais, dentre outros. O objetivo é desenvolver políticas públicas para melhorar a vida e o trabalho dos catadores.

“A gente precisa o tempo todo fazer esses diagnósticos, esses estudos, para entender os novos fenômenos sociais e não perder a sensibilidade. Ter um olhar sobre os catadores de materiais recicláveis para iniciar um processo de inclusão produtiva é, sem dúvida nenhuma, um símbolo do equilíbrio, de uma cidade que se preocupa com gestão, finança, a racionalização do uso de recursos públicos e o cuidado com a nossa gente”, explica o prefeito Paulo Serra, destacando que essa iniciativa também integra o Programa Santo André 500 anos, que planeja a cidade a longo prazo para a comemoração do quinto centenário do município, daqui a 31 anos.

O estudo, portanto, é fundamental para compreender a realidade social, as condições de trabalho, dificuldades e necessidades dos trabalhadores, sendo um importante instrumento para desenvolver políticas públicas eficientes e buscar a inserção dos catadores no mercado formal de triagem e venda de recicláveis, por meio de cooperativas, associações ou da regularização do trabalho como microempreendedor Individual.

“Os catadores fazem um brilhante trabalho para o meio ambiente e a qualidade de vida da população. Por isso, o poder público precisa dar proteção social e melhores condições de trabalho e vida para esses trabalhadores, de forma que todos possam ter uma vida mais digna e saudável”, afirma o superintende do Semasa, Gilvan Junior.

Dos 853 catadores que participaram do mapeamento realizado pelo Semasa, 74,4% são do sexo masculino e 23,3% são do sexo feminino. A catadora Gyrlanne Oliveira Alves Rodrigues e o marido trabalham há quase 20 anos pelas ruas de Santo André e fazem parte dos 88,7% dos profissionais que moram na cidade. Ela está orgulhosa de saber que agora uma obra retrata um pouco da sua vida e do seu trabalho. “É saber que valeu a pena todo o esforço para um dia a gente ser reconhecido como um trabalho digno”, comemora.

O livro ‘Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André’ já está disponível em https://bit.ly/3RoeKXG. A publicação integra o pacote de intervenções do Programa Sanear Santo André, que contempla obras de saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana, além de projetos socioambientais com a população.

Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis – Além do lançamento do livro ‘Um olhar integrado sobre os catadores de materiais recicláveis’, a Prefeitura de Santo André e o Semasa apresentaram o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis, que está sendo desenvolvido em conjunto com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O documento visa subsidiar políticas públicas de desenvolvimento humano, capacitação profissional, geração de trabalho e renda para os catadores, além de levar informações para que eles possam, por exemplo, ter acesso a serviços de saúde e avanço na escolaridade.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...