20/12/2021 Moeda Verde recebe premiação nacional de sustentabilidade e inovação

Programa andreense, que já distribuiu mais de 107 toneladas de alimentos frescos, ficou em segundo lugar

Santo André, 20 de dezembro de 2021 – O Programa Moeda Verde segue colhendo frutos e reconhecimento pelas conquistas nestes quatro anos de realização. Nesta segunda-feira (26), a iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foi premiada como o segundo melhor programa do Brasil, pela Rede Política de Ação pela Sustentabilidade (RAPS).

O Prêmio RAPS reconhece ações e projetos inovadores no âmbito público e que estejam relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), preconizados pela ONU. Na mesma categoria do programa de Santo André, ficou em primeiro lugar a iniciativa Recife Acolhe, que trabalha ações de inclusão social para população em vulnerabilidade.

“Um programa inovador, que tem sido reconhecido, premiado e também adotado por outros municípios do País. Alia sustentabilidade, segurança alimentar, combate o descarte irregular e mobiliza as cooperativas de reciclagem. Uma engrenagem que está funcionando muito bem. Por isso, vamos continuar expandindo a outros bairros de Santo André”, destacou o prefeito Paulo Serra.

“É uma alegria receber este prêmio, principalmente com um Programa como o Moeda Verde, que beneficia tantos moradores, além de colaborar com a reciclagem e com a diminuição de lixo nas comunidades.  O cuidado e o carinho com nossos munícipes sempre será prioridade em Santo André”, ressaltou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, Ana Carolina Barreto Serra.

O Moeda Verde está presente em 18 comunidades do município e beneficia, direta e indiretamente, cerca de 100 mil pessoas. “Em quatro anos de programa, já entregamos mais de 107 toneladas de alimentos hortifrúti e a população já encaminhou para a reciclagem quase 540 toneladas de resíduos. O reconhecimento deste prêmio nos dá a certeza de que estamos no caminho certo de uma cidade mais sustentável”, celebra o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Moeda Verde é uma iniciativa transversal, que trabalha questões de sustentabilidade, redução da pobreza e combate à fome. Os resíduos recicláveis recolhidos foram encaminhados às duas cooperativas de reciclagem da cidade, parceiras do Semasa, o que contribui para melhorar a renda de 120 famílias que trabalham nos locais. Ainda, o Moeda Verde permitiu a recuperação de locais que sofriam com o descarte irregular de resíduos.

Novidades – Em razão do recesso por causa das festas de fim de ano, as trocas nos núcleos voltam a ocorrer no dia 15 de janeiro e voltam a ser realizadas quinzenalmente. Além disso, no que vem, a previsão é levar o programa para cinco novas comunidades.

Até 2024 a expectativa da administração é implantar as trocas em 30 locais de Santo André. Para otimizar os trabalhos, também a partir de 2022, as comunidades próximas receberam alinhamento para que as trocas possam ser realizadas no mesmo dia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...