10/12/2021 Semasa realiza blitz de orientação para transportadores de resíduos de construção civil

Em parceria com o DET, GCM e a Polícia Militar, operação ocorreu em dois pontos da cidade

Santo André, 10 de dezembro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promoveu nesta sexta-feira (10) operações blitz para orientar geradores e transportadores de resíduos de construção civil. A medida teve como objetivo informar sobre as novas regras e obrigatoriedades em razão da implantação do Sigor (Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos) módulo RCC, adotado pela cidade em novembro.

As ações, que contaram com o apoio do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura, da Guarda Civil Municipal e também da Polícia Militar, foram realizadas em dois pontos que registram grande fluxo de veículos: pela manhã, no final da Avenida Santos Dumont, na altura da Praça Quatorze Bis; e à tarde, na Rua Oratório, junto à Avenida das Nações.

Durante as abordagens, os agentes do Departamento de Resíduos Sólidos e de Gestão Ambiental da autarquia explicaram aos motoristas sobre o funcionamento do sistema, as mudanças adotadas por Santo André e sobre a necessidade de realizar o cadastro e regularização da origem e destino dos resíduos de construção. Neste primeiro momento, as blitz têm caráter apenas de orientação, mas, em breve, transportadores e geradores que forem flagrados sem o devido cadastro poderão ser multados.

“Seguimos trabalhando para coibir os crimes ambientais ligados ao descarte irregular de entulho e lixo na nossa cidade e esta é mais uma ferramenta de gestão que adotamos para complementar o trabalho do Semasa”, explica o superintendente da autarquia, Gilvan Junior. Santo André foi a primeira cidade do ABC a adotar o sistema estadual.

O Sigor – módulo resíduos de construção civil – é um sistema digital da Cetesb que permite aos municípios e ao Estado monitorar a movimentação dos resíduos de construção. A plataforma está dividida para utilização por quatro tipos de usuários: gerador, transportador, destino e prefeituras, permitindo o rastreamento desde a origem até o destino deste tipo de resíduo. Os responsáveis por empreendimentos que necessitam apresentar Estudo de Impacto de Vizinhança junto à Prefeitura e ao Semasa e aqueles que requerem licenciamento ambiental para intervenções com movimentação de terra acima de 3 mil metros cúbicos têm obrigatoriedade de registrar todos os passos na ferramenta.

Santo André conta com o Plano Municipal de Gestão de Resíduos de Construção Civil (PMGRCC), que apresenta as diretrizes para a geração, coleta e destinação final deste tipo de resíduo na cidade. O documento incorpora instruções tanto para as obras executadas pelo poder público quanto para aquelas geridas pelos entes particulares. A legislação foi implantada em razão das problemáticas que decorrem dos pontos de disposição ilegal de entulho, principalmente do ponto de vista ambiental, saúde pública e desenvolvimento urbano sustentável do município.

A apresentação do PGRCC pelos responsáveis por empreendimentos deverá ocorrer de forma digital pelos sistemas já existentes de licenciamento e EIV, e também deverá ser cadastrado no Sigor, assim como toda a movimentação posterior. Em caso de dúvidas, os interessados e responsáveis poderão entrar em contato com os técnicos do Semasa pelo e-mail sigor.rcc@semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...