10/04/2014 Semasa prepara campanha para ampliar ainda mais economia de água em Santo André

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a preparar a ampliação da sua campanha pela economia de água para reduzir ainda mais o consumo por morador da cidade. A medida é necessária para colaborar com as medidas que visam amenizar a crise hídrica pela qual passa a Região Metropolitana de São Paulo. Por enquanto, a Sabesp não vai reduzir a vazão de água para Santo André.

 

Atualmente, cada habitante de Santo André consome 200 litros de água ou até mais por dia e o ideal é que este volume caia para 150 litros. “O nosso consumo per capita é muito alto. Dá pra gente conseguir um número melhor”, disse o superintendente do Semasa, Sebastião Ney Vaz Júnior, acrescentando que, para isso, o Semasa fará um revezamento na distribuição da água no Setor Paraíso sem provocar  intermitência para a casa das pessoas.

 

Ney explicou que, desde novembro, quando o Semasa iniciou sua campanha pelo uso racional de água, Santo André como um todo reduziu o consumo em 80 litros de água por segundo. A meta, segundo ele, é diminuir este consumo em 300 litros de água por segundo.

 

Para fazer essa economia, Ney adiantou que o Semasa vai controlar um pouco mais a saída de água dos reservatórios do Setor Paraíso, que é servido pelo Sistema Rio Grande. “A Sabesp manda todo dia para este setor cerca de 400 litros de água por segundo. Não precisamos de tudo isso durante todo o dia”, disse.

 

O superintende explicou que os reservatórios (caixas de água do Semasa) do Setor Paraíso vão trabalhar com níveis mais baixos de reservação. “Pela manhã terá água, de noite terá água e, durante o dia (quando o consumo é menor), vamos dar uma segurada (no envio de água para as casas)”, disse o superintendente.

 

Ney lembra que, em Santo André, 36.562 residências (22% das casas) conseguiram reduzir o seu consumo em mais de 20% em março e tiveram desconto de 30% no valor da conta de água. Ao todo, porém, 86.006 fizeram alguma economia, ou mais de 50% das casas da cidade. “Se mais de 36 mil conseguiram o desconto, dá para economizar mais”, disse.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...