15/02/2024 Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza

Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países.

Lançado em 5 de junho de 2021 para que as crianças continuassem sendo beneficiadas por atividades de educação ambiental em meio à pandemia de Covid-19, o Hendu traz abordagens criativas por meio de jogos, brincadeiras, vídeos educativos e quizzes, tornando-se uma ferramenta acessível e atrativa para o público infantil.

“O Portal Hendu é uma importante ferramenta para o alcance de diversos públicos, em diferentes localidades. Ainda que seja um espaço virtual, o Hendu, com suas indicações, sempre estimula o vínculo e a conexão das crianças com a natureza”, comenta Sabrina Jeronimo, pedagoga da Gema (Gerência de Educação e Mobilização Ambiental).

Desde o seu lançamento, o portal Hendu teve mais de 14,5 mil acessos. Há registros em países da Europa, Oceania, Ásia, América do Norte e América do Sul. Dentre eles, estão França, Alemanha, Suíça, Reino Unido, Portugal, Ucrânia, Finlândia, Austrália, Áustria, Camboja, Coreia do Sul, Estados Unidos, México, Argentina, Chile, Uruguai.

Em solo brasileiro, há acessos de 14 estados, além de São Paulo e do Distrito Federal. Alguns deles são: Rio de Janeiro, Ceará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Bahia e Tocantins.

Na ferramenta, destinada a crianças de até 12 anos, é possível encontrar seis seções de atividades: ‘Superdicas’ (sugestões de dicas e de atividades), ‘História’ (indicações de livros e contação de histórias), ‘Pipoca’ (filmes), ‘Você Sabia?’ (informações para leitura e pesquisa) ‘Tuca Visita’ (atividades presenciais com a Tuca, contadora de histórias do portal) e ‘Brincadeira’ (sugestões de brincadeiras).

Em 2023, o Hendu expandiu suas atividades para o contato presencial, reconhecendo a importância desse tipo de interação. No ano passado, foram propostas novas ações, sendo elas:’ Tuca Visita’, ‘Programação de Férias’ (conjunto de atividades ambientais lúdicas e outras experiências para crianças e os seus responsáveis) e ‘Hendu para Educadores’ – breve formação breve para profissionais de instituições educacionais e assistenciais, em formato híbrido.

O portal Hendu, cujo nome vem do tupi-guarani e significa escutar, ouvir e entender, pode ser acessado em www.semasa.sp.gov.br.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...