07/11/2023 Semasa lança campanha interna de combate ao assédio no ambiente de trabalho

Servidores poderão participar de atividades ao longo da semana

Santo André, 7 de novembro de 2023 – O fomento a um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e livre de assédios é um dos principais desafios de gestão nas empresas. No serviço público isso não é diferente e, por isso, de forma inédita no Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia lançou nesta terça-feira (7) a campanha ‘Semasa Contra o Assédio’. A iniciativa visa sensibilizar a todos sobre essa problemática, disseminar informações e promover da portaria interna da autarquia que criou mecanismos de apuração e canais de denúncia internos.

O evento contou com a presença do prefeito em exercício, Luiz Zacarias, que ressaltou a importância da discussão do tema, sendo uma obrigação da gestão pública. “Temos que dar condições de trabalho para todos. Cuidar do ser humano, nosso maior patrimônio que é o funcionalismo público, é uma prioridade da gestão”, comentou.

As questões que envolvem o assédio moral ou sexual em ambientes corporativos têm aumentado a cada ano. Em âmbito nacional, a Justiça Trabalhista recebeu, em 2022, uma média de 6,4 mil processos por mês com denúncias de assédio moral. Já os casos de assédio sexual representaram 378 ações trabalhistas por mês. São dados alarmantes e uma das principais formas de enfrentar este cenário é por meio das informações e sensibilização dos trabalhadores dentro das empresas. Por isso, a campanha ‘Semasa Contra o Assédio’ é essencial para a garantia do bem-estar dos funcionários e colaboradores da autarquia.

O Semasa, por meio do seu setor de Serviço Social, que é ligado à Gerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos, e com apoio da Superintendência, capitaneou a estruturação de uma política interna de combate aos assédios na autarquia, ao editar a portaria 195/2023, que cria formas de receber e apurar as denúncias por parte dos servidores.

“É um feito inédito nestes mais de 50 anos de história do Semasa. Estamos trabalhando para promover o bem-estar dos nossos funcionários, o que é essencial para que possamos continuar prestando um bom trabalho para a população”, comentou o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira.

Para o lançamento da campanha, o Semasa recebeu a advogada Mayra Cotta, que é especializada em gênero, formada pela Universidade de Brasília, doutoranda em Política na New School for Social Research, em Nova York e mestre em Direito Criminal pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mayra também atuou como assessora jurídica da Comissão de Direitos Humanos no Congresso Nacional e foi assessora especial na Secretaria-Executiva da Casa Civil da Presidência da República.

Para disseminar as informações, a campanha da autarquia conta com materiais orientativos, como folders e cartilhas, além de peças de publicidade internas, como adesivos nos banheiros e elevadores e móbiles nas áreas administrativas de todo o Semasa, que reforçam os canais de denúncia. Ao longo desta semana, também serão realizadas palestras sobre o tema, sendo que algumas são específicas para servidores homens e outras para as colaboradoras mulheres.

Também no âmbito municipal, a Ouvidoria de Santo André firmou neste ano uma parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e a Prefeitura de Santo André com objetivo de promover ações que previnam e o combatam os assédios nos locais de trabalho. Recentemente, o órgão andreense promoveu o I Seminário de Prevenção e Combate aos Assédios “Aqui não!”, em parceria com a Secretaria de Saúde.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...