27/09/2023 Jardim Santo André ganha segundo ecoponto para ampliar descarte correto de resíduos

Nova unidade fica na Rua da Visão e foi aberta à população nesta quarta-feira

Santo André, 27 de setembro de 2023 – Um terreno que era alvo de descarte ilegal de resíduos como entulho, móveis e madeira na Rua da Visão, no Jardim Santo André, se tornou um ecoponto para que a população possa destinar corretamente esses e outros tipos de materiais.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (27) a Estação de Coleta Jardim Santo André, a segunda do bairro. A nova unidade fica no número 501 e pode receber eletroeletrônicos, estofados, poda de vegetação, isopor, recicláveis, quatro pneus por mês e óleo de cozinha usado (a cada um quilo, o munícipe pode trocar por uma barra de sabão ecológico), além de entulho, móveis e madeira.

Também é possível doar roupas, calçados, acessórios, brinquedos e vários tipos de objetos, contribuindo para ajudar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

“O Jardim Santo André é um dos bairros com pontos mais críticos de descarte irregular de resíduos. Só nesse terreno onde está o ecoponto, chegamos a gastar mais de R$ 60 mil por ano com serviços de remoção de materiais e limpeza da via. Fizemos um importante trabalho de educação ambiental para sensibilizar a população para colaborar com o meio ambiente, a reciclagem e a limpeza pública”, afirma o superintendente adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

Os moradores da região estão com boas expectativas com a chegada de mais um equipamento público, acreditando que o bairro ficará mais conservado. “A gente ficou muito feliz. Vai livrar de muita sujeira e vai ter mais valorização da nossa rua. Será muito bom para a gente”, comemora a copeira Mafalda Dias da Silva, que reside há 20 anos no Jardim Santo André.

O ecoponto foi construído pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura, com verba proveniente de financiamento da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), por meio do programa Sanear Santo André.

Para utilizar a unidade os munícipes precisam levar comprovante de endereço. Por mês, cada pessoa pode descartar até um metro cúbico de materiais, que é o equivalente a dez sacos de 100 litros. No bairro, além desse equipamento, existe a Estação de Coleta Loreto, localizada na Avenida Loreto, 101.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...