21/09/2023 Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae

Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Os impactos do Moeda Verde, principal política socioambiental da cidade, foram analisados nos cinco primeiros anos de existência do programa. Lançado em novembro de 2017 pelo Semasa e pelo Fundo Social de Solidariedade, a iniciativa que troca recicláveis por alimentos já arrecadou mais de mil toneladas de materiais e distribuiu mais de 200 toneladas de frutas, legumes e verduras. Além disso, combateu cinco pontos de descarte irregular de resíduos, reduzindo gastos de limpeza de R$ 1 milhão para R$ 100 mil.

O papel estratégico das Estações de Coleta do município para a correta destinação dos resíduos também foi discutido. Em todo o ano de 2022, o Semasa fez mais de 300 mil atendimentos nos ecopontos e recebeu mais de duas mil toneladas de recicláveis, cinco mil colchões, 900 toneladas de poda de vegetação, além de cerca de 19 mil toneladas de entulho, 4,8 mil toneladas de madeira, quase 10 toneladas de óleo de cozinha usado, 5,7 mil toneladas de pneus, 300 toneladas de telhas de amianto e 13,6 mil sofás.

Esses equipamentos públicos ainda recebem a doação de roupas, calçados, objetos e acessórios, potencializando o desenvolvimento de ações socioambientais para pessoas em situação de vulnerabilidade social, como os projetos Breshopping Sustentável e Gincana Ecológica. Essa última ação permite que crianças brinquem, somem pontos e troquem por brinquedos.

Outra apresentação que ocorreu foi referente a todas as iniciativas do Semasa realizadas nos últimos anos para fortalecer a reciclagem e diminuir o volume de resíduos encaminhado ao Aterro Sanitário Municipal. Dentre elas, estão os projetos Meu Condomínio Recicla, Composta Santo André e A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública).

O projeto “Do Sólido ao Gasoso – Descobrindo as rotas finais dos resíduos sólidos urbanos”, que teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e socioambiental para reaproveitar os gases gerados no aterro, promover um estudo dos resíduos sólidos e contribuir para a criação de uma política municipal de mitigação dos gases do efeito estufa, também foi apresentado.

A participação no congresso nacional foi concluída com um trabalho sobre a experiência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na governança regional dos resíduos da construção civil. O foco foi abordar o programa Operação Obra Limpa  – criado para combater o descarte irregular de entulho e a implantação da Usina de Resíduos da Construção Civil –, equipamento que visa reaproveitar esse tipo de material em obras, gerando economia de recursos públicos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...