06/09/2023 Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda

Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda.

Um mapeamento executado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Sanear Santo André, mostrou que há mais de 1,8 mil catadores autônomos que circulam pelas ruas do município para recolher e vender resíduos recicláveis.

Das 853 pessoas que responderam à pesquisa, 52,9% ganham menos de um salário mínimo, 90,5% não contribuem para a previdência social e 37,7% não concluíram o ensino fundamental. Esses dados expõem a situação de vulnerabilidade socioeconômica dos catadores, que ainda trabalham na informalidade e em condições precárias, correndo o risco de sofrerem acidentes e se contaminarem.

O estudo realizado pelo Semasa ainda traz outros dados alarmantes, que foram levados em consideração para o desenvolvimento do plano: 66,6% trabalham com essa atividade por não terem conseguido um emprego formal e 81% nunca realizaram curso profissionalizante.

“Com o plano, a Prefeitura e o Semasa poderão traçar diretrizes, objetivos, metas e ações a serem adotados para a inclusão dos catadores e o reconhecimento deles como protagonistas do processo de reciclagem”, explica o superintendente da autarquia, Ajan Marques de Oliveira. Entre as metas, o documento estabelece a capacitação de gestores públicos para a inclusão desses trabalhadores em programas governamentais.

O plano dos catadores foi planejado após a Prefeitura de Santo André criar o Plano de Inclusão Produtiva, que traz uma rede estruturada e integrada de serviços públicos voltados para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e extrema pobreza, permitindo que elas tenham acesso aos serviços de assistência e oportunidades de capacitação profissional, geração de trabalho e renda e recolocação no mercado de trabalho.

O Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis foi desenvolvido pelo Semasa em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as secretarias de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Educação, Saúde e Assistência Social, além do Fundo Social de Solidariedade.

Antes de se tornar decreto, o documento foi submetido à consulta pública, sendo aperfeiçoado com contribuições da sociedade civil, das cooperativas que atuam em Santo André – Coopcicla e Cidade Limpa, do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, da Braskem, do movimento Pimp My Carroça e da ONG Espaço Urbano. O plano pode ser consultado em https://acesse.one/DecretoCatadores.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

16/05/2024: Projeto de educação ambiental do Semasa tem vídeos selecionados para o Circuito Tela Verde

  Ação do Governo Federal está na 13ª edição e produções andreenses foram escolhidas entre iniciativas de todo o país Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que...

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...