07/06/2023 Semasa promove visitas ao Aterro Sanitário e trilha ambiental no Parque do Pedroso

Atividades de educação e sensibilização ambiental, que integram Mês do Meio Ambiente, são gratuitas e abertas a toda a população

Santo André, 7 de junho de 2023 – Sensibilizar a população sobre a temática ambiental e contribuir com a formação e participação cidadã por uma Santo André mais sustentável. Estes são alguns dos objetivos da extensa programação do Junho Verde – Mês do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura de Santo André e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que trazem a oportunidade dos munícipes visitarem o Aterro Sanitário e conhecerem mais da fauna e da flora da Mata Atlântica, por meio de uma trilha ambiental monitorada ao Parque Natural do Pedroso.

As duas atividades promovidas pela autarquia serão oferecidas em quatro datas diferentes ao longo do mês e, apesar de livres, as vagas são limitadas e, por isso, é necessário fazer inscrição antecipadamente pelo site www.semasa.sp.gov.br/educambiental.

Aterro – As visitas ao Aterro Sanitário municipal ocorrerão nos dias 14 e 17/6 (quarta-feira e sábado), a partir das 9h. O ponto de encontro é no próprio aterro e a idade mínima para participar é de 11 anos, lembrando que menores devem estar acompanhados de um responsável.

No circuito da visita, os interessados vão conhecer mais sobre a estrutura de um aterro sanitário; o caminho que os resíduos fazem desde a coleta na casa dos moradores até chegar à disposição final na frente de lixo; discutir sobre as problemáticas que envolvem a geração e a separação dos resíduos e como isso afeta a vida útil do aterro; descobrir onde é armazenado o chorume, líquido percolado proveniente da decomposição dos resíduos úmidos e como é feito o seu tratamento; e entender mais sobre o trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem, responsáveis pela triagem e venda dos resíduos recicláveis coletados no município.

O Aterro Sanitário de Santo André é o único equipamento público do tipo na região do ABC e um dos mais bem avaliados pela Cetesb, com nota 9,4. No ano passado, quase 2 mil pessoas visitaram o local, que – em breve – contará com uma usina móvel para processamento de resíduos da construção civil, conquistada pelo Consórcio Intermunicipal ABC.

Trilha no Pedroso – Nos dias 22 e 25 (quarta-feira e domingo), o Parque Natural do Pedroso recebe os visitantes para uma experiência em meio à flora e à fauna da Mata Atlântica. O Semasa promove novas edições da trilha ambiental monitorada até a 2ª torre do antigo teleférico.

O percurso tem dificuldade moderada, com 825 metros de extensão. A idade mínima para participar é de 15 anos e menores de idade precisam de acompanhantes responsáveis. Ao longo do trajeto, os agentes ambientais e educadores da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia comentam diversos aspectos e curiosidades das espécies existentes na Unidade de Conservação e sobre a história do parque.

O Parque Natural do Pedroso é uma Unidade de Conservação cuja gestão está sob responsabilidade do Semasa. Trata-se da maior área protegida do município e guarda importante remanescente da Mata Atlântica.

Toda a agenda de atividades do Junho Verde e mais informações estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/junhoverde. A programação da Prefeitura de Santo André e do Semasa é totalmente gratuita.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...