24/02/2023 Moeda Verde estreia no Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio

Habitação de interesse social é a primeira do tipo a ser beneficiada pelo programa, que chega à sua 24ª localidade

Santo André, 24 de fevereiro de 2023 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizaram nesta sexta-feira (24) mais uma expansão do programa Moeda Verde. De forma inédita, a iniciativa que troca resíduos recicláveis por alimentos hortifrúti chegou aos moradores do Condomínio Novo Pinheirinho, no Jardim do Estádio. O local é uma habitação de interesse social e, agora, passa a ser o 24º ponto de troca do Moeda Verde.

O lançamento contou com a presença do vice-prefeito Luiz Zacarias e do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira. No condomínio, residem mais de três mil pessoas, em um total de 410 apartamentos.

“A expansão do Moeda Verde integra o Plano Metas municipal e, ao implementar a iniciativa em um condomínio como este, o Semasa tem a possibilidade de investir em outras iniciativas de sustentabilidade no local, engajando mais os moradores para a correta separação de resíduos”, explica o superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira.

Paralelamente ao Moeda Verde, a autarquia também implementou o Meu Condomínio Recicla e, de acordo com a adesão dos condôminos, pretende também oferecer oficinas de compostagem e horta comunitária. O conjunto de ações integra o projeto GIRS (Gestão Integrada de Resíduos Sólidos) Condominial, voltado especialmente para habitações de interesse social e que ocorre em parceria com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa.

A moradora Iracema Moraes dos Santos, que reside há quatro anos no local, aprovou a iniciativa e faz votos de que os vizinhos participem cada vez mais da iniciativa. “Acho uma ótima ideia, ainda mais pra quem tem criança, porque ajuda na alimentação”, comenta.

Nesta primeira troca, os participantes puderam levar para casa maçã, laranja, cebola ou chuchu, além de alface e outras hortaliças. Desde o começo da implantação do Moeda Verde, em 2017, mais de 938 toneladas de resíduos recicláveis já foram entregues pela população, sendo que, em troca, foram distribuídas mais de 187 toneladas de legumes, frutas e verduras.

“Até então, eu não sabia da importância da reciclagem. Agora, vendo aqui esses produtos bonitos e verdinhos, é um incentivo. Tem dias que a gente nem pode ir ao sacolão. Então, é muito importante de verdade”, diz a moradora Edineusa Maria da Silva, que também participou da primeira troca desta sexta-feira.

Em 2023, o Semasa pretende expandir o Moeda Verde para mais três locais, terminando o ano estando presente em 27 pontos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...