09/01/2023 Santo André retoma Moeda Verde nesta terça-feira

Primeira edição de 2023 acontece no Núcleo Capuava; neste ano ação será realizada junto com o Moeda Pet em algumas localidades
 
Santo André, 9 de janeiro de 2023 – O programa Moeda Verde retoma as atividades a partir desta terça-feira (10), beneficiando moradores de 22 comunidades carentes de Santo André que têm a oportunidade de trocar resíduos recicláveis por frutas, legumes e verduras.
 
A primeira troca do ano ocorre no Núcleo Capuava (bairro Capuava), das 13h30 às 14h30, na Avenida dos Estados, ao lado do número 11.300. Nesta semana, o programa também acontece nos núcleos Sorocaba (Jardim Alzira Franco), Lamartine e Cruzado (Jardim Santo André), Maurício de Medeiros (Vila João Ramalho), Eucaliptos (Cata Preta), Ciprestes (Jardim Irene) e Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas). Os endereços, horários e a programação completa em todas as comunidades podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.
 
A cada cinco quilos de recicláveis, como vidro, papelão, metal e ferro, os moradores recebem um quilo de alimento. A iniciativa é realizada pela Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade e do Banco de Alimentos, e pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André). Cada participante pode levar até 150 quilos de materiais recicláveis.
 
Desde 2017, quando o Moeda Verde foi criado, foram recolhidas mais de 870 toneladas de resíduos e distribuídas mais de 170 toneladas de frutas, legumes e verduras. Os materiais coletados são encaminhados às cooperativas de reciclagem que atuam na cidade, contribuindo para gerar renda para cerca de 100 pessoas.
 
Moeda Pet – O programa Moeda Pet, que permite a troca de garrafas PET por ração para cães e gatos, também volta em janeiro. Nesta terça-feira (10), a iniciativa ocorre junto ao Moeda Verde no Núcleo Capuava, das 13h30 às 14h30.
 
Idealizado pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Santo André, o Moeda Pet deixou de ocorrer apenas no Parque Central, em formato drive-thru, para também acontecer em comunidades beneficiadas pelo programa Moeda Verde.
 
Os participantes trocam um quilo de garrafas PET por um quilo de ração. Cada quilo de resíduos equivale a 20 garrafas de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml. Além de levar a ração para casa, os munícipes podem fazer doação para ONGs cadastradas junto à administração municipal. Cada participante tem direito a até três quilos.
 
Durante o mês de janeiro, o programa Moeda Pet também ocorrerá nos núcleos Lamartine (Jardim Santo André), Eucaliptos (Cata Preta), Sítio dos Vianas (Sítio dos Vianas), Vila Sá (Vila Sá), Tamarutaca (Vila Guiomar) e Pintassilva (Parque Miami), além do tradicional Parque Central. Os horários e locais também podem ser consultados junto à programação do Moeda Verde, em www.semasa.sp.gov.br/moedaverde.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...