18/06/2022 Brinquedos doados nas Estações de Coleta beneficiam mais de 600 crianças

Marca foi alcançada neste sábado, durante a sexta edição do evento Gincanas Ecológicas

Santo André, 18 de junho de 2022 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) comemora o reaproveitamento de quase 1.000 brinquedos que foram doados nas Estações de Coleta e que, agora, levam alegria e diversão para 618 crianças, a maioria de famílias em situação de vulnerabilidade social. A marca foi alcançada neste sábado (18), durante a sexta edição e também aniversário de um ano do evento Gincanas Ecológicas, que permite que a criançada possa brincar, somar pontos e trocar por brinquedos.

É uma importante iniciativa para proporcionar momentos de lazer aos pequenos, mas, sobretudo, para sensibilizar sobre a importância da separação e do descarte correto de resíduos e estimular o reaproveitamento de materiais, incentivando práticas solidárias e chamando atenção para o tema consumismo.

A pedagoga Vanessa de Lima Souza, 34, estava passando na frente do Parque Antônio Fláquer (Ipiranguinha), na Vila Alzira, quando recebeu o convite para levar os seus dois filhos para participarem do Gincanas Ecológicas – foi a primeira vez que o Semasa realizou o evento em um parque do município. Vanessa só não imaginava que minutos depois poderia realizar o sonho dos meninos. “Foi uma experiência incrível, porque eu não tenho dinheiro para comprar brinquedos e eles sempre pediram um patins e uma bicicleta, e hoje conseguiram ganhar, realizar o sonho deles”, comemora Vanessa.

Além de tradicionais brincadeiras como tomba-lata, bola-cesto, caixa-surpresa e roleta da sorte, desta vez o Semasa inovou e trouxe mais duas opções de divertimento: minigolfe e the wall kids – nessa última, as crianças precisam escolher um caminho para jogar a bolinha e conseguir o maior ponto possível.

Junto ao Gincanas Ecológicas, o Semasa estreou mais uma iniciativa socioambiental: O Parque Recicla, que tem como objetivo fazer com que a população leve recicláveis para descartar corretamente nos bags disponibilizados. Além disso, a ação visa estimular o descarte adequado de óleo de cozinha. Ao levar um litro de óleo, o participante ganha um litro de sabão ecológico. O produto é produzido pelo Instituto Triângulo, a partir do reaproveitamento do óleo.

As atividades fizeram parte da programação do Junho Verde, dedicado ao meio ambiente. Até o fim do mês, o Semasa realizará outras ações, que podem ser consultadas no site da autarquia (www.semasa.sp.gov.br).

Estações de Coleta – Santo André disponibiliza atualmente 20 Estações de Coleta para que os moradores da cidade possam doar brinquedos, roupas, calçados e acessórios. Os ecopontos ainda recebem entulho, recicláveis, móveis, estofados, colchões, óleo de cozinha (com entrega de sabão ecológico) e eletroeletrônicos. Os munícipes também podem descartar, em algumas unidades, poda de vegetação, gesso e telha de fibra de amianto. Saiba mais em bit.ly/EstacoesColeta.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...

Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

27/05/2024: Santo André recebe prêmio internacional pelo projeto socioambiental Água, Câmera e Ação

Iniciativa do Semasa foi reconhecida pela Associação Internacional de Cidades Educadoras Santo André, 24 de maio de 2024 – Educação ambiental para além das fronteiras de Santo André, com reconhecimento mundial. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), recebeu nesta sexta-feira (24) o Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024, pelo projeto Água, Câmera e Ação. O prêmio foi recebido pelo prefeito Paulo Serra, presente no Congresso Internacional das Cidades Educadoras,...