07/05/2022 Parque do Pedroso ganha brinquedos adaptados para crianças com deficiência

 
Área do playground recebeu gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes
 
Santo André, 7 de maio de 2022 – O Parque Natural Municipal do Pedroso ganhou novos equipamentos de lazer para proporcionar que crianças com deficiência possam brincar e se divertir no local. A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência, instalou um gira-gira e balanço frontal duplo para cadeirantes, além de ter feito adaptações nos sanitários.
 
“Uma cidade que aposta na inclusão é mais solidária e acolhedora. As pessoas têm o sentimento de pertencimento cada vez mais forte quando a gente mostra que a cidade é para todos”, comemora o prefeito Paulo Serra, que entregou os novos equipamentos à população na manhã deste sábado (7).
 
O Pedroso é o primeiro parque na região de macrozona de proteção ambiental a ter brinquedos com acessibilidade. “A reforma dos sanitários e a instalação dos brinquedos são uma conquista para todos os andreenses, mas principalmente para os moradores dos bairros Parque Miami, Vila Luzita e Recreio da Borda do Campo, que estão afastados do centro do município e necessitam de equipamentos de qualidade”, comenta o secretário da Pessoa com Deficiência, Ivo de Lima.
 
Para levar mais segurança às crianças e garantir a drenagem adequada da água da chuva, evitando, assim, possíveis acidentes, o Semasa instalou piso emborrachado permeável na área do playground. “Santo André está se consolidando cada vez mais como uma cidade referência em políticas públicas de inclusão social e ambientais. Realizar mais essa intervenção no Parque do Pedroso é fundamental para que mais pessoas possam desfrutar da maior unidade de conservação do município”, afirma o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.
 
A dona de casa Andrea Aparecida da Silva, de 42 anos, viu o sorriso do filho Gabriel, de dez anos, quando pôde brincar nos novos equipamentos. “Às vezes a gente vai ao parque e ele fica só olhando, sem poder participar e interagir com outras crianças”, comemora.
 
Melhorias no Parque do Pedroso – O Semasa já realizou diversas melhorias no Parque do Pedroso. Dentre elas, estão a reforma dos sanitários, da sede administrativa e dos vestiários dos funcionários; pintura da marquise que fica próxima à primeira torre do antigo teleférico, da portaria principal e do mirante; instalação de cesto para a quadra de basquete; revitalização e troca de bebedouro antivandalismo; substituição dos equipamentos da academia ao ar livre;  e implantação de 23 câmeras de monitoramento e de Wi-fi.
 
Além disso, o parque ganhou murais em grafite com desenhos da flora e da fauna da Mata Atlântica. As melhorias foram realizadas com verba proveniente de compensação ambiental, cujo investimento somam mais de R$ 784 mil.
 
O Parque do Pedroso está localizado na Estrada do Pedroso, 3.000, no Parque Miami. O horário de funcionamento é de domingo a domingo, das 7h às 19h.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...