30/04/2022 Parque Natural do Pedroso recebe primeira edição do seu Festival do Cambuci

Famílias participaram neste sábado de atividades na Unidade de Conservação
 
Santo André, 30 de abril de 2022 – Nem o frio e a garoa espantaram os moradores que estiveram neste sábado (30) prestigiando o primeiro Festival do Cambuci do Parque do Pedroso. A iniciativa do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) uniu variedade gastronômica e atividades culturais e de lazer em um dia animado. O Festival também integrou a agenda especial e comemorativa do aniversário de 469 anos da cidade.
 
Moradores dos bairros Recreio da Borda do Campo, Parque Miami e Jardim Riviera, que já tinham participado do minicurso de Cambuci, oferecido pela autarquia, puderam expor e comercializar produtos artesanais, produzidos pelos grupos, com enfoque no fruto do Cambuci, típico da Mata Atlântica.
 
“O evento tem o objetivo de ser mais uma opção de lazer para os moradores visitantes do Pedroso e também fomentar o desenvolvimento local, incentivando o empreendedorismo junto aos expositores locais, a partir da produção e venda de seus produtos artesanais. Queremos integrar o festival ao calendário de eventos do parque, tornando-o anual”, comentou o superintendente do Semasa, Gilvan Junior, que esteve presente na ação, na manhã deste sábado.
 
Além disso, expositores da Vila de Paranapiacaba e de Parelheiros também estiveram presentes no evento. Entre os itens disponíveis para venda e degustação estão licores, cervejas, pães, patês, geleias, molhos, compotas e doces, todos produzidos com o Cambuci.
 
A moradora do Clube de Campo, Camila Regina da Silva, estava prestigiando o trabalho da mãe, que participa do grupo de moradores do entorno do parque e era expositora no evento, e aprovou o festival. “O pessoal está bem animado e tem muitas opções de produtos de Cambuci. Está bem legal, dá para fazer já uma próxima edição”, diz.
 
Logo cedo, os frequentadores e colaboradores do Festival participaram de uma aula aberta de zumba e, na sequência, assistiram a diversas apresentações de grupos de capoeira da região. Para entreter as crianças, a equipe de Educação Ambiental do Semasa levou a personagem Tuca, contadora de histórias do portal Hendu, espaço de sensibilização e educação ambiental exclusivo para crianças.
 
No período da tarde, apresentações musicais entretiveram as famílias presentes. A autarquia pretende realizar outros eventos no parque, no mês de junho, em celebração ao Mês do Meio Ambiente.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

27/02/2024: Santo André recebe drive-thru para descarte de eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas

Ação do Semasa, que chega à quarta edição, será realizada nos dias 1º e 2 de março, no Paço Municipal Santo André, 27 de fevereiro de 2024 – Para estimular o descarte correto de resíduos eletroeletrônicos, pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com a Green Eletron e a Reciclus, realiza a quarta edição do Drive-thru Sustentável na sexta-feira (1º) e no sábado (2), das 9h às 16h. Ao...

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...