17/08/2021 Semasa inicia plantio em bairros beneficiados pelas obras do Cassaquera

Ao todo, sete regiões próximas ao córrego ganharão 150 mudas nativas da Mata Atlântica

Santo André, 17 de agosto de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a realizar ações de sensibilização ambiental e arborização urbana nos bairros beneficiados pelas obras do Complexo Viário Cassaquera – que envolvem a canalização do córrego Cassaquera e um novo sistema viário na avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello. Na primeira atividade, realizada nesta terça-feira (17), mais de 20 mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Jardim Marek.

O plantio ocorreu com a participação de crianças da Creche Adalgisa Boccacino Pinheiro de Faro, pais, professores e outros profissionais da instituição e contou com o apoio das secretarias de Educação, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana, da Prefeitura de Santo André. Antes de colocar a mão na terra, os pequenos puderam aprender sobre os benefícios das árvores para o meio ambiente e a saúde.

“O plantio faz parte do Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Cassaquera, que traz diversas ações de sensibilização e educação ambiental com a população da região.  Ao todo, 150 mudas serão plantadas, contribuindo para deixar sete bairros mais verdes e arborizados”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

As espécies de mudas que ganharam novos lares são: ipê amarelo, pêssego do mato, uvaia, araçá, tarumã, jacarandá mimoso e guaçatonga. Para que as árvores se desenvolvam e cresçam saudáveis, o Semasa irá realizar o acompanhamento das mudas durante o período de seis meses.

“Eu adoro plantar, então gostei muito de participar da ação. Para o meu filho foi melhor ainda porque isso o ajudou a relaxar, pois ele é bem agitado. Plantar também é fundamental para ajudar no desenvolvimento das crianças e fazer com que elas se tornem pessoas que respeitem o meio ambiente”, disse a moradora Maria Conceição Andrade Santos, 24, que reside no bairro Centreville.

O Projeto de Trabalho Técnico Socioambiental das obras do Complexo Viário Cassaquera realizará até o começo de setembro outras ações de arborização urbana com crianças e jovens de escolas municipais e estaduais, além de adultos. Os bairros beneficiados pelos plantios são a Vila Homero Thon, Vila Guarani, Jardim Marek, Centreville, Parque Gerassi, Vila Progresso e Vila Guarani. Além disso, serão realizadas junto à população oficinas de compostagem, hortas urbanas, reciclagem de materiais, dentre outras.

Como medida de compensação ambiental por causa das intervenções, a região da avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello também receberá o plantio de cerca de 600 mudas da Mata Atlântica.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...