18/06/2021 Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos

Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou nesta sexta-feira (18) um evento inédito no núcleo Eucaliptos, na Vila João Ramalho, para levar alegria e diversão às crianças.

Batizada de Gincanas Ecológicas, a ação distribuiu cerca de 150 brinquedos, dentre eles bonecas, carrinhos, jogos, ursinhos e até patinetes. “Como estamos no mês junino e a pandemia tem impedido de fazer festas tradicionais, nós pensamos em criar um evento, com segurança e cumprindo os protocolos de saúde, que proporcionasse brincadeiras juninas, conscientização ambiental e doação de brinquedos que chegam às Estações de Coleta”, explica o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edi Ferreira.

A criançada pôde se divertir com brincadeiras de pescaria, tomba lata, roleta da sorte e caixa surpresa. Além de entreter, as atividades tinham como objetivo conscientizar os pequenos. A pesca, por exemplo, era para retirar materiais que causam a poluição de córregos, rios e demais cursos d’água.

A moradora Gilmaelia Borges Fernandes, 30, não compra um brinquedo para a filha Yasmin, de sete anos, desde que ficou desempregada, em janeiro do ano passado. A pequena sempre pediu uma geladeira para brincar ‘de cozinha’. Por sorte ou destino, ela conseguiu.  “Eu pensei que era só para as crianças brincarem, e não para também ganhar brinquedo. A minha filha vem me pedindo há bastante tempo materiais de cozinha e eu prometi que iria comprar assim que voltasse a trabalhar. Quando ela pegou a geladeirinha, fiquei emocionada”, comenta.

Com o sucesso do Gincanas Ecológicas, o Semasa já estuda a possibilidade de realizar novamente o evento, beneficiando outras comunidades carentes.

Os moradores de Santo André podem entregar brinquedos em todas as Estações de Coleta. Os objetos, que passam pelo processo de lavagem e higienização, são encaminhados pelo Semasa para 18 instituições assistenciais e também para o Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura de Santo André. Só entre os dias 14 de abril e 13 de maio, a população levou cerca de 860 brinquedos para os ecopontos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...