17/06/2021 Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura

Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do Junho Verde e contou com a presença do prefeito Paulo Serra, da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra, do vice-prefeito, Luiz Zacarias, e do superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

“Estamos hoje atendendo uma reivindicação antiga do Jardim Santo André. Iniciativas como o Moeda Verde permitem não só trazer dignidade, mas também trocar o lixo reciclável. O programa permite dar destinação correta aos resíduos e ainda levar alimento de qualidade para as pessoas”, afirmou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Barreto Serra.

Na estreia na nova comunidade, que é a décima sexta a integrar o programa, a população entregou 287,7 quilos de resíduos recicláveis e, em troca, foram distribuídos 57,5 quilos de tomate, batata-doce, melão e limão, além de alface e catalônia. No local, a expectativa do Semasa é impactar aproximadamente quatro mil pessoas.

A dona de casa Maria Aparecida Lopes, de 53 anos, e que há 19 reside na comunidade do Jardim Santo André, conta que incentivou os vizinhos e amigos para participarem desta primeira troca. “É uma iniciativa muito importante, porque deixa a cidade limpa e ajuda as pessoas aqui da comunidade. É uma coisa que a gente joga fora (o lixo) e se podemos trocar por comida, isso é muito bom porque não está fácil pra ninguém”, comenta.

A iniciativa andreense, lançada em 2017, tem a perspectiva de chegar a outros cinco núcleos da cidade, como Maurício de Medeiros e Haras (Chácara Baronesa). Além disso, o formato do programa e seus objetivos estão integrados às premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e que faz parte do compromisso municipal pelas Cidades Sustentáveis. “O Moeda Verde em novas comunidades é parte importante do Plano de Metas municipal e queremos chegar a 30 comunidades até o fim de 2024”, explica o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

O Moeda Verde também já ajudou a transformar a paisagem urbana de alguns núcleos. Locais que antes eram pontos de descarte irregular de lixo foram revitalizados e ganharam novos usos, como pequenas praças e áreas de estacionamento. Foram cinco pontos de descarte eliminados, o que garantiu uma economia de aproximadamente R$ 2 milhões aos cofres públicos. Além disso, foi viabilizada a construção de três novas Estações de Coleta: Utinga, Jardim Irene e Tamarutaca.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

21/09/2023: Santo André leva boas práticas da gestão de resíduos sólidos para congresso em Minas Gerais

Semasa apresentou, nesta semana, cinco trabalhos técnicos em evento promovido pela Assemae Santo André, 21 de setembro de 2023 – Programas, projetos, obras e outras ações reconhecidas por fortalecer a gestão integrada de resíduos sólidos de Santo André foram expostos, nesta semana, em um evento que reuniu autarquias de todo o Brasil. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) participou do 51º Congresso da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Poços de Caldas,...

Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

06/09/2023: Santo André cria plano municipal para subsidiar políticas públicas aos catadores de recicláveis

Iniciativa é inédita no ABC e visa desenvolver ações baseadas em desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda Santo André, 6 de setembro de 2023 – A Prefeitura de Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. Trata-se de uma iniciativa inédita na região do ABC para formular políticas públicas a esses profissionais, por meio de três eixos principais: desenvolvimento humano, capacitação profissional e...

Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

04/09/2023: Trilhas no Parque do Pedroso sensibilizam população para as questões ambientais

Cerca de 200 pessoas participaram de passeios monitorados pelo Semasa na maior Unidade de Conservação de Santo André Santo André, 4 de setembro de 2023 – Cuidar do nosso planeta é fundamental para garantir um futuro mais sustentável e saudável para as próximas gerações. Com esse foco, e visando sensibilizar a população para a importância do contato com a natureza, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove trilhas monitoradas no Parque do Pedroso, a maior...

Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

25/08/2023: Santo André abre 26ª Estação de Coleta no Jardim Cristiane

Localizado na Avenida José Fernando de Medina Braga, ecoponto entrou em operação nesta sexta-feira Santo André, 25 de agosto de 2023 – Após acompanhar todo o processo de construção da Estação de Coleta Jardim Cristiane, agora o aposentado Heitor Menarbino, de 73 anos, vai poder utilizar o ecoponto, ajudando, inclusive, a orientar quem ainda não sabe como funciona o equipamento público. Nesta sexta-feira (25), a Prefeitura de Santo André e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...