03/06/2021 Santo André celebra Junho Verde com intensa programação de atividades

Mês do Meio Ambiente traz drive-thru sustentável, bate-papos online, plantios, concurso de fotografia e ações digitais para crianças

Santo André, 3 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) prepararam uma intensa programação de atividades para comemorar o Junho Verde, também conhecido como Mês do Meio Ambiente. O calendário de ações teve início com a expansão do Moeda Verde e segue durante todo o mês de junho com programação gratuita.

Nesta semana, na sexta (4) e no sábado (5), acontece a segunda edição do Drive-thru Sustentável. Sem precisar sair do carro, a população poderá descartar eletroeletrônicos usados, quebrados ou velhos – como computadores, cabos, celulares, secadores de cabelo, entre outros –, além de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes. O Drive-thru é uma iniciativa do Semasa em parceria com a Green Eletron e a Reciclus e ocorrerá das 9h às 16h, na baia de táxis do Paço Municipal (avenida Portugal, altura do nº 233, em frente à sede da OAB).

No sábado, quando é comemorado oficialmente o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente realizará um plantio simbólico no Parque Central para marcar a data. Além disso, no mesmo dia, o portal Hendu (www.semasa.sp.gov.br/hendu), plataforma infantil online de sensibilizacação ambiental, celebra o seu primeiro aniversário e vai disponibilizar uma nova seção para os pequenos.

Outra ação de plantio ocorre no dia 11, em Paranapiacaba. A ação ‘Bosques da Memória’ é uma iniciativa conjunta de ONGs ligadas à Mata Atlântica e da Prefeitura que vai homenagear as vítimas de Covid-19 e agradecer o trabalho dos profissionais da saúde. Serão plantadas mudas de palmito na Trilha da Pontinha, localizada na antiga Vila Inglesa.

No dia 21, a Prefeitura abre inscrições para a terceira edição do Concurso de Fotografia dos Parques de Santo André. As informações detalhadas de como participar serão divulgadas em breve nas redes sociais e no site www.santoandre.sp.gov.br.

Bate-papos online – Como parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, as Tardes Interativas do Junho Verde serão semanais com uma programação especial a cada semana, incluindo dois bate-papos em parceria com o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. As apresentações ocorrem sempre às 14h, por meio da plataforma Google Meet. As inscrições para todas as edições do Tardes Interativas devem ser realizadas pelo site www.semasa.sp.gov.br/tardesinterativas.

No dia 16, o tema central do encontro será ‘Bem-Estar Animal’, com apresentações da gerente de programas de bem-estar animal da Prefeitura, Edilene Vieira Fazza, que vai falar sobre a experiência andreense voltada aos programas de proteção aos animais; e do adestrador Paulo Alves, que comentará sobre as práticas de saúde e adestramento animal, explanando sobre os conceitos e práticas. Já no dia 23, o encontro online tem como tema central ‘Fauna silvestre e sensibilização ambiental’, com apresentações da encarregada de bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente, Daniela Victor da Silva Freire, que vai indicar aos participantes os caminhos para quem encontrar um animal silvestre na cidade; e da bióloga do Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Ecológico do Tietê, Valéria Pedro, que trará informações e detalhes sobre a realidade e os desafios enfrentados na reabilitação da fauna silvestre.

O último bate-papo ocorre no dia 30 e traz como temática central ‘Educação Ambiental: das políticas ao cotidiano’, com troca de experiências das convidadas Semíramis Biasoli, doutora em ciências, secretaria geral do Fundo Brasileiro de Educação Ambiental e pesquisadora da USP, que vai debater sobre a educação ambiental como política pública do cotidiano; e Malu Freire, coordenadora de educação ambiental da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que vai compartilhar a experiência do governo estadual relacionada à construção participativa do Programa Estadual de Educação Ambiental.

Pocket cursos online – Também como parte do Programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes, o Semasa oferece dois pocket cursos no mês de junho. O pocket “Compostagem: A transformação do lixo em vida”, ensina, entre outras coisas, como fazer uma composteira em casa, utilizando pouco espaço e sem nenhum mau-cheiro. As inscrições estão abertas e o curso tem início dia 10 de junho.

No dia 15 começam as inscrições do minicurso inédito “De flor em flor: a importância dos polinizadores”, que abordará como a diminuição do número de polinizadores pode causar um grande desequilíbrio ambiental. O pocket tem início no dia 29. Mais informações e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/minicursos. Tanto os pocket cursos quanto o projeto Tardes Interativas integram a Escola de Ouro Andreense.

Resíduos sólidos – Na semana que vem, em 10 de junho, o Semasa lança o projeto Meu Condomínio Recicla, que visa ampliar as ações de sensibilização para a correta separação de resíduos nos condomínios da cidade, reestruturando a coleta seletiva nos empreendimentos multifamiliares. O piloto será lançado em um prédio da rua Gil Vicente, na Vila Pires, às 10h, e a proposta é que os condomínios que aderirem ao projeto recebam caixas coletoras próprias para resíduos secos, além da instalação de PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) e a entrega de um selo de participação. O projeto recebeu financiamento por parte do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano. Condomínios interessados em aderir ao projeto já podem manifestar interesse pelo link https://linktr.ee/MeuCondominioRecicla.

O projeto De Volta pra Sala também será retomado neste mês, com abertura de novas vagas para os interessados em participar das oficinas, além de exposição de peças já produzidas. A exposição acontece no novo calçadão da rua Senador Flaquer, no dia 22, das 10h às 16h. Ao longo do mês, a equipe do Semasa também realizará ações pontuais de revitalização de um ponto de descarte irregular, instalação de novas papeleiras no calçadão da Oliveira Lima e de entrega de composteira no Caps Infantil da Vila Guiomar.

Por meio de arrecadação de itens nas Estações de Coleta, a autarquia também vai promover uma gincana ecológica junto às crianças da comunidade Eucaliptos, no dia 18; e no dia 30, realizará a primeira edição do Breshopping Sustentável, junto à comunidade do Jardim Cristiane.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...