03/06/2021 Canalização do córrego Cassaquera avança para rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli

 Obras, que chegaram a cerca de 70% de conclusão, foram vistoriadas pelo prefeito Paulo Serra nesta quinta

Santo André, 3 de junho de 2021 – As obras do Complexo Viário Cassaquera seguem em ritmo acelerado e avançaram para um novo local. O prefeito Paulo Serra acompanhou nesta quinta-feira (3) o início da canalização do córrego Cassaquera na rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli. Neste trecho, as intervenções estão previstas para terminar no fim de agosto.

Considerando a canalização do curso d’água de 1,7 quilômetro e a construção de um novo sistema viário na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, as obras chegaram a cerca de 70% de conclusão. No momento, os profissionais atuam em sete frentes de trabalho simultaneamente, incluindo os serviços de preparação do solo para a pavimentação da via. A previsão é que o Complexo Viário Cassaquera seja entregue à população no final deste ano.

“Esta obra, que nós conseguimos tirar do papel, é uma das mais importantes para o eixo estrutural de mobilidade urbana. O novo complexo tem uma importância muito grande para facilitar o acesso ao Rodoanel e possibilitar a ligação entre as avenidas dos Estados e Valentim Magalhães, tornando-se fundamentais para a melhoria do trânsito e para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Além da questão da mobilidade urbana, o Complexo Viário Cassaquera tem como objetivos melhorar o escoamento da água da chuva, controlar o risco de enchente e alagamento na região, diminuir o problema de descarte irregular de resíduos às margens do córrego e contribuir com a despoluição do curso d’água. No trecho de canalização, 100% dos efluentes passaram a ser coletados e tratados devidamente, o que corresponde a aproximadamente 80% de redução de esgoto despejado no canal.

O projeto também contempla a criação de duas travessias sobre o córrego. Uma será na região da rua Fernando Pessoa, que já começou a ser construída, e a outra próxima à rua Assis Chateaubriand. Além disso, as passagens que ficam entre as ruas João Caetano e Fernando Costa serão readequadas.

O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de cerca de R$ 40 milhões. As obras fazem parte do programa Sanear Santo André, que ainda inclui melhorias para a gestão de resíduos sólidos e dos sistemas de monitoramento de chuva e drenagem urbana. O programa recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Mais informações podem ser consultadas no site do programa (www.semasa.sp.gov.br/sanearsantoandre).

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

14/06/2024: Moeda Verde concorre a Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil

Projetos finalistas estão sendo avaliados por meio de votação popular Santo André, 13 de junho de 2024 – O Programa Moeda Verde é finalista em mais um grande prêmio nacional. Depois de vencer as premiações InovaCidade 2024, ser eleito o segundo melhor programa do Brasil com o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade e integrar o pacote de ações de sustentabilidade que garantiu o bicampeonato de Santo André no Prêmio Band Cidades Excelentes, desta vez a iniciativa que une...

Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

05/06/2024: Santo André recebe Prêmio Governador Franco Montoro por projeto ambiental de agricultura urbana

Solenidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente reconheceu iniciativas de 19 cidades do Estado Santo André, 5 de junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente, data celebrada oficialmente nesta quarta-feira (5), Santo André foi premiada pelo Governo do Estado pelo projeto ambiental “Quintal Verde”, desenvolvido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) com apoio do Núcleo de Inovação Social, e voltado à agricultura urbana, compostagem e educação ambiental. A entrega do...

Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

28/05/2024: Santo André é premiada pelo Instituto Trata Brasil por investimento em saneamento básico

Município foi destaque na categoria “Investimentos por habitante” Santo André, 27 de maio de 2024 – Santo André é novamente destaque no cenário nacional. Nesta segunda-feira (27), o município foi premiado pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Investimentos por habitante”, comprovando o compromisso em atender às metas previstas pelo Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e levar qualidade de vida à população. O evento, 8ª edição do Prêmio Casos de Sucesso, ocorreu na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV),...

Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

27/05/2024: Comunidades atendidas pelo Moeda Verde recebem representantes de Campinas e Parauapebas

Objetivo da troca de experiências é implementar ações similares nestas cidades Santo André, 24 de maio de 2024 – Mais uma vez, o interesse em expandir ações semelhantes ao programa Moeda Verde, que troca resíduos recicláveis por alimentos hórtifrutis, despertou interesse de outros municípios. Nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), Santo André recebeu a visita de dois representantes interessados em implementar ação socioambiental semelhante em suas respectivas cidades. O deputado estadual por Campinas (SP), Rafael Zambaldi, participou da...