24/02/2021 Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano

Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina.

A previsão da autarquia é que as obras sejam concluídas ainda este ano, sendo que para 2022 serão construídos mais dez novos ecopontos. Os envelopes com as propostas comerciais devem ser abertos no dia 29/3.

Com o Programa Sanear Santo André, o Semasa oferecerá à população um total de 20 Estações de Coleta, o que dobrará a capacidade do município de receber resíduos recicláveis, entulho, móveis, restos de pequenas construções, pneus, óleo de cozinha e lixo eletrônico (computador, geladeira, fogão etc). Desta forma, a autarquia espera reduzir os problemas relacionados ao descarte irregular de lixo – gerando economia de recursos na limpeza dos pontos – e ampliar a reciclagem, já que todos os resíduos recicláveis são encaminhados para as cooperativas parceiras do município, que realizam a triagem e venda destes materiais.

Alguns dos bairros que receberão as novas Estações de Coleta são Jardim Cristiane, Vila Floresta, Bangú, entre outros. A localização dos dez novos ecopontos pode ser consultada no website do Programa Sanear Santo André, em www.semasa.sp.gov.br/sanearsantoandre.

Considerando o raio de alcance de cada novo ecoponto, cerca de 150 mil habitantes devem ser beneficiados. As novas Estações de Coleta também serão mais modernas, com caçambas compactadoras e sistema de segurança por câmeras de monitoramento, que permitirão inibir furtos e invasões nestes locais.

O investimento na elaboração do projeto executivo, construção dos ecopontos e sistema de monitoramento é de cerca de R$ 8 milhões, sendo parte desta verba financiada pela CAF.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

07/05/2024: Santo André tem dois trabalhos selecionados para congresso da Assemae

  Evento de saneamento ocorre no fim deste mês em Ribeirão Preto Santo André, 7 de maio de 2024 – Multiplicar as boas práticas de gestão pública voltadas ao manejo de resíduos sólidos e à educação ambiental, e compartilhar conhecimento com outras cidades do país são os objetivos das apresentações que os técnicos do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) farão durante o 52º Congresso Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento). O...

Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

30/04/2024: Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo

Indicadores são da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente Santo André, 30 de abril de 2024 – Destaque em sustentabilidade e políticas públicas ambientais, Santo André tem a melhor gestão de resíduos da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o relatório anual do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. Mais uma vez, os serviços realizados pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) foram...

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...