08/12/2020 Tablets agilizam trabalho das equipes de drenagem do Semasa

Equipamentos passaram a substituir o uso de papel em vistorias e serviços

Santo André, 8 de dezembro de 2020 – Para facilitar o trabalho em campo realizado por técnicos e engenheiros da equipe de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), os funcionários da autarquia agora contam com tablets com acesso a todo o cadastro da rede de águas pluviais da cidade.

Em tempo real e sem uso de papel, os técnicos conseguem consultar as informações completas sobre a extensão de uma tubulação, quantidade de bocas de lobo em determinada área e localização de poços de visita.

Antes, a cada serviço, as equipes tinham de levar o cadastro impresso até o local de execução dos trabalhos. Os tablets permitem agilizar os atendimentos e facilitar o acesso a informações. Além disso, por meio do cadastro digitalizado é possível também consultar se há alguma interferência no local, como redes de água e esgoto, por exemplo.

A equipe do Semasa tem realizado vistorias em conjunto com os engenheiros responsáveis pelas obras do Complexo Cassaquera e os tablets já têm sido utilizados nas verificações.

Atualmente, Santo André conta com cerca de 450 km de redes de drenagem. O sistema é composto por galerias de águas pluviais, piscinões, microrreservatórios, bocas de lobo e de leão; ralos, grelhas e escadas hidráulicas. Também fazem parte os vários córregos do município, além do Rio Tamanduateí.

O Semasa é a autarquia responsável pela gestão dos serviços de drenagem de Santo André, realizando serviços e obras para garantir o escoamento das águas de chuva, minimizando os efeitos de possíveis alagamentos.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...