07/07/2020 Semasa finaliza obra que aumenta capacidade do piscinão Santa Teresinha

Com as intervenções, equipamento se torna o maior reservatório de gestão municipal em Santo André

Santo André, 7 de julho de 2020 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) concluiu as obras de ampliação da capacidade de armazenamento das águas de chuva do piscinão Santa Teresinha.

O local possuía 19 mil m³ de capacidade e opera desde 1995. Este volume foi ampliado em 25%, passando a ser de 23.878 m³, o maior reservatório de gestão municipal.

Houve a desativação de um pesqueiro que existia no local. A obra vai reduzir a incidência de alagamentos na região, beneficiando pedestres e motoristas que trafegam nas avenidas dos Estados e Eng. Olavo Alaysio de Lima e outras vias do entorno.

Vale ressaltar que a rua Rio Grande do Norte, também localizada no bairro Santa Teresinha, recebeu intervenções da autarquia em 2019, onde houve a implantação de novas galerias de águas pluviais, aumentando a capacidade de escoamento de água.

“Estamos entregando mais uma melhoria para essa região da cidade que já sofreu tanto com enchentes. Além da ampliação do piscinão, que foi um compromisso que firmamos com os moradores, a população ganhará um novo parque, com pista de caminhada”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Mais reservatórios – Santo André possui outros seis piscinões no município, sendo quatro municipais e dois estaduais. A limpeza dos equipamentos estaduais é de responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Nos equipamentos municipais, o Semasa realiza a capina nos reservatórios em média seis vezes ao ano, bem como a limpeza mecanizada, que ocorre duas vezes ao ano.

UNIDADES MUNICIPAIS:

  • PISCINÃO DO JARDIM BOM PASTOR
    Localizado na Várzea do Ribeirão dos Meninos, construído junto ao leito do córrego Araçatuba, trecho da rua Dom Silvério Pimenta até a Rua Xingu.
    Capacidade 19.300 m3, operando desde 1994

 

  • PISCINÃO VILA AMÉRICA
    Localizado à av. Capitão Mário Toledo de Camargo com a Rua Erato, junto ao córrego Guarará, nas proximidades da Vila América.
    Capacidade 3.000 m3, operando desde 2001

 

  • PISCINÃO HOMERO THON
    Localizado sob uma praça na avenida Giovani Batista Pirelli (Vila Homero Thon), construído como contrapartida pelo impacto causado pelos empreendimentos imobiliários do entorno do local.
    Capacidade de 2.300 m³, operando desde 2016

 

  • PISCINÃO JARDIM IRENE
    Localizado na Rua Caminho dos Vianas, construído junto ao córrego André Magini
    Capacidade de 19.000m³, operando desde 2018.
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

24/02/2024: Semasa flagra crime ambiental em área do Parque do Pedroso

Autarquia monitorava denúncia de descarte irregular e movimentação de terra; ação contou com apoio da GCM Vídeo: https://we.tl/t-fqXoWC0rjG   Santo André, 24 de fevereiro de 2024 – Uma área verde pertencente ao Parque Natural Municipal do Pedroso, no Recreio da Borda do Campo, em Santo André, foi alvo de crime ambiental de descarte irregular de resíduos de construção civil, movimentação de terra, aterro de vale e supressão de vegetação, além da perturbação e danos à fauna silvestre.   O local...

Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

15/02/2024: Portal de educação ambiental do Semasa ultrapassa fronteiras e tem acesso em 16 países

Hendu foi criado em 2020 para sensibilizar o público infantil sobre as questões ambientais e estimular o contato com a natureza Santo André, 15 de fevereiro de 2024 – O portal Hendu, espaço de educação e sensibilização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), ganhou notoriedade nacional e internacional. A plataforma já é acessada em 14 estados brasileiros, além do Distrito Federal, e em 16 países. Lançado em 5 de junho de 2021 para que...

Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

09/02/2024: Santo André vence prêmio Cidades Educadoras com projeto de educação ambiental do Semasa

Trabalho andreense foi reconhecido junto a iniciativas do México e de Portugal Santo André, 8 de fevereiro de 2024 – Sensibilização ambiental, participação e respeito pelo planeta. Estes e outros atributos estão presentes no projeto Água, Câmera e Ação, iniciativa realizada pela Gerência de Educação Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e que acaba de ser premiada como uma das três melhores no Prêmio Internacional Cidades Educadoras 2024. O trabalho concorreu com outras 66...

Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

07/02/2024: Santo André chega ao número de 30 Estações de Coleta

Município se tornou o maior do Brasil em quantidade de ecopontos, proporcionalmente à sua população Vídeo: https://we.tl/t-ByIv8z8on6   Santo André, 7 de fevereiro de 2024 – Um ecoponto para cada 25 mil moradores. É isso o que a cidade de Santo André proporciona à sua população, de 748.919 habitantes. Nesta quarta-feira (7), com a abertura da Estação de Coleta Parque Marajoara, a cidade conquista o seu 30⁰ ecoponto, consagrando-se como o município brasileiro, proporcionalmente ao total de residentes, que...