25/08/2015 Sesc e Semasa trazem itinerância da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental para Santo André

Santo André, 24 de agosto de 2015 – Expor e debater questões ambientais importantes e complexas em todo o mundo é a proposta da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que neste ano aconteceu em março. Em setembro, 15 filmes da 4ª edição da Mostra percorrem 12 cidades do Estado de São Paulo, em unidades do Sesc e em diversos outros espaços, totalizando cerca de 30 locais de exibição. Em Santo André, a Mostra contará ainda com a parceria do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e do MDDF (Movimento em Defesa dos Direitos de Moradores em Favela).

As produções selecionadas tratam de gestão de resíduos, mudanças climáticas, formação de favelas, impacto do agrotóxico na alimentação e água. Após as exibições, haverá debate com o público presente, conduzido por profissionais e acadêmicos das áreas afins aos temas, todos convidados especialmente para as exibições.

“Quando o Sesc Santo André nos chamou para propor a parceria, em razão da pertinência dos temas com os serviços prestados pelo Semasa e também devido a sua preocupação com a educação ambiental, aceitamos prontamente. Sem dúvida é uma grande contribuição para o debate inadiável de questões fundamentais para a vida dos seres humanos na Terra”, afirma a coordenadora de comunicação social do Semasa, Mariangela Devienne Ferreira.

Serão exibidos cinco documentários entre os dias 15 e 24 de setembro. Para ampliar o acesso da população aos filmes da Mostra, as exibições são gratuitas e acontecerão no Teatro do Sesc Santo André, no auditório do Centro de Referência do Semasa e no “Cine Murão”, no Conjunto Prestes Maia, este último viabilizado com o apoio do MDDF.

Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes das exibições no próprio local. Não é necessário realizar inscrições, mas as vagas são limitadas de acordo com a capacidade dos espaços. As sinopses dos filmes e a programação podem ser consultados a seguir.

Sobre a Mostra – A Mostra Ecofalante foi criada em 2003 da ação de um grupo de educadores, comunicadores, cineastas e profissionais de diversas áreas do conhecimento científico voltados para questões culturais e socioambientais para a utilização das novas e disponíveis tecnologias que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável, a preservação e a recuperação do meio ambiente. A Ecofalante tem como fundador e diretor o produtor Chico Guariba. Segundo ele, a criação da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental foi motivada pela “necessidade de chamar a atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas

A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que aconteceu na cidade de São Paulo, trouxe como um dos destaques a pré-estreia do documentário “O Sal da Terra”, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, sobre o fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. A produção foi indicada ao Oscar de melhor documentário.

“A 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental se consolida como a maior mostra temática de meio ambiente do Brasil, ao mesmo tempo em que o Sudeste do país enfrenta sua maior crise ambiental. A Mostra já vem antecipando desde sua primeira edição, por meio dos filmes e de debates, esse colapso que testemunhamos”, afirma o diretor da Ecofalante, Chico Guariba. “Neste ano também consolidamos a competição latino americana com a exibição de sete longas, o que reflete o amadurecimento desta produção no Brasil e na América Latina.”

Serviço
Itinerância da Mostra Ecofalante 2015 – Santo André
Datas: 15, 16, 17, 22, 23 e 24/9
Horários: Sempre às 19h
Locais: Teatro do Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar
Cine Murão – Avenida Prestes Maia, s/n – Conj. Prestes Maia
Auditório do Centro de Referência do Semasa – Avenida José Caballero, 143 (no piso térreo do prédio sede da autarquia)

PROGRAMAÇÃO

Filme: “Trashed: para onde vai o nosso lixo?”
SinopseTrashed

Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.
Mediadores: Sebastião Ney Vaz Jr., Superintendente do Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André (Semasa) e Ricardo Moretti, Engenheiro Civil e Professor Titular da Universidade Federal do ABC – UFABC.
Duração: 97 min. + debate
Data e Horário: dia 15/9 às 19h
Local: Teatro do Sesc Santo André
Classificação: 12 anos

 

Atividade: Exibição e Debate do filme “Thule Tuvalu”

Sinopse: Thule Tuvalu

Dois lugares em extremos de nosso planeta vêm fazendo as manchetes devido às mudanças climáticas: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo; e Tuvalu, porque esta remota ilha-nação no Pacífico é um dos primeiros países em vias de afundar como resultado da elevação do nível do mar. Se para nós o aquecimento global ocorre quase exclusivamente na mídia, ele está mudando toda a existência dos habitantes de Thule e Tuvalu. O filme retrata como são forçados a abandonar seu modo de vida tradicional mudando em direção a um futuro desconhecido.
Mediadores: Débora Cristina Santos Diogo – Diretora do Departamento de Proteção e Defesa Civil de Santo André, do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e Maria Valverde Brambila, Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC) no curso Engenharia Ambiental e Urbana.
Duração: 96 min. + debate
Data e Horário: dia 16/9 às 19h
Local: Teatro do Sesc Santo André
Classificação: Livre

 

Atividade: Exibição e Debate do filme “Favelas: as cidades do futuro”
DescriçãoFavelas

Hoje, uma em cada seis pessoas vive em uma favela, ocupação ou outra habitação precária. Através de uma perspectiva sociológica e filosófica, o filme observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo em seus habitantes. O filme nos leva em uma viagem através dos continentes: a Mumbai, Índia, onde existe a maior favela da Ásia; a Rabat, Marrocos, no que antes foi uma fértil área agrícola; a uma ocupação em Lakewood, New Jersey; a um bairro de trailers em Marseille, França; e a uma comunidade nativa em Kitcisakik, Quebec.
Mediadora: Sarah Bryce, do Movimento em Defesa dos Moradores de Favelas (MDDF), falará sobre a situação hoje das favelas e conjuntos habitacionais em Santo André e contará sobre a produção do documentário “Vidas e Vielas: A História do Movimento de Favelas de Santo André Contada por Sua Gente” produzido pelo MDDF.
Duração: 81 min. + debate
Data e Horário: dia 17/9 às 19h
Local: Cine Murão – Esquina Rua Casimiro de Abreu com Rua Capinxingui – Conjunto Prestes Maia, Santo André – SP.
Classificação: Livre

 

Filme: “O Veneno Está na Mesa 2”

Descrição:O Veneno Está na Mesa 2

Após o impacto do primeiro filme, este filme atualiza e avança na abordagem das terríveis consequências para a saúde pública causadas pelo uso dos agrotóxicos dentro do modelo agrícola nacional atual. O filme enfoca a existência de alternativas viáveis de produção de alimentos saudáveis que respeitam a natureza, os trabalhadores rurais e os consumidores. Com este documentário, vem a certeza de que o país precisa tomar um posicionamento diante do dilema que se apresenta: em qual mundo queremos viver? O mundo envenenado do agronegócio ou o da liberdade e diversidade agroecológica?
Mediadores: Ondalva Serrano – Sócia-fundadora da Associação de Agricultura Orgânica e professora aposentada da ESALQ/USP. A doutora em agronomia também tem pós-doutorado em agronomia pela Institut Agronomique Mediterraneen, do ‘Centre International de Hautes Études Agronomiques de Montpellier’, da França.
Duração: 70 min. + debate
Data e Horário: dia 22/9 às 19h
Local: Auditório do Centro de Referência do Semasa
Classificação: Livre

 

Filme: “Trashed: para onde vai o nosso lixo?”

Descrição:trashed

Trashed – Para Onde Vai o Nosso Lixo? olha para os riscos causados pelo lixo para a cadeia alimentar e o meio ambiente através da poluição do nosso ar, terra e mar. O filme revela fatos surpreendentes sobre os perigos reais e imediatos para a nossa saúde. É uma conversa global, da Islândia à Indonésia, entre o astro de cinema Jeremy Irons e cientistas, políticos e pessoas comuns, cuja saúde e meios de subsistência foram fundamentalmente afetados pela poluição de resíduos.
Mediador: Ednilson Ferreira dos Santos, Diretor de Resíduos Sólidos do SEMASA.
Duração: 97 min. + debate
Data e Horário: dia 23/9 às 19h
Local: Auditório do Centro de Referência do Semasa
Classificação: 12 anos

 

Filme: “H2Omx”
Descrição: H2Omx

Pode uma megacidade mobilizar seus 22 milhões de cidadãos para tornar seu consumo de água sustentável? A Cidade do México foi construída no meio de um lago; para abastecê-la com água fresca é uma tamanha tarefa que se torna obrigatório trazê-la de outros estados. Além disso, quando o esgoto deixa a cidade, sua água acaba na agricultura. Este filme é um caso de estudo ambiental do Vale do México em sua luta para salvar a si mesmo enquanto sua população cresce.
Mediadores: Leandro Luiz Giatti – Professor Associado do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), e Waverli Maia Matarazzo Neuberger – Professora-coordenadora do Centro de Sustentabilidade, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e do programa Metodista Sustentável da Universidade Metodista de São Paulo e Professora Titular nesta mesma Universidade.
Duração: 80 min. + debate
Data e Horário: dia 24/9 às 19h
Local: Auditório do Centro de Referência do Semasa
Classificação: Livre

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

26/05/2023: Santo André inaugura Estação de Coleta de Eletroeletrônicos no Atrium Shopping

Ecoponto especial no centro de compras foi viabilizado por meio de parceria entre o Semasa, o Atrium e as empresas Reciclo e Circular Brain Vídeo: https://we.tl/t-ctHZheG5G4 Santo André, 26 de maio de 2023 – Os resíduos eletrônicos são um dos tipos de lixo que mais crescem no mundo e o Brasil já é o quinto maior gerador desses resíduos no mundo. Um problema global, que depende de iniciativas locais para que a destinação ambientalmente correta seja eficiente. Por isso...

Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

22/05/2023: Santo André apresenta trabalhos sobre catadores e coleta em condomínios em congresso de saneamento

Evento é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental e conta com trabalhos de todo o país Santo André, 22 de maio de 2023 – Para compartilhar a experiência de Santo André em relação às políticas públicas voltadas à valorização dos catadores de material reciclável, representantes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) apresentaram nesta segunda-feira (22) trabalho técnico durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela Abes (Associação Brasileira...

Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

22/05/2023: Operação de combate à poluição sonora autua 26 estabelecimentos em Santo André 

Ação conduzida pela Fiscalização Ambiental do Semasa ocorreu nos dias 19, 20 e 21/5 Santo André, 22 de maio de 2023 – Santo André segue empenhada em garantir o sossego da população e combater os problemas relacionados ao barulho excessivo em estabelecimentos comerciais. Neste último final de semana, entre sexta-feira e domingo (dias 19, 20 e 21/5), a equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) atuou 26 bares, tabacarias e adegas por...

Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

18/05/2023: Técnicos da Arsesp conhecem a gestão de resíduos sólidos de Santo André

Semasa apresentou na visita técnica o funcionamento do Aterro Sanitário e de Estações de Coleta Santo André, 18 de maio de 2023 – A gestão de resíduos sólidos de Santo André, gerenciada pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue sendo exemplo para outros órgãos e entidades. Nesta quinta-feira (18), a autarquia recebeu a visita de uma equipe da Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo), para conhecer mais sobre os serviços...