02/04/2015 Usina de Papel do Semasa recebe intervenção artística de muralista canadense

Santo André, 02 de abril de 2015 – Para marcar a retomada do projeto da Usina de Papel do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), que hoje está localizada dentro da área do reservatório Camilópolis da autarquia, começou em março uma intervenção artística no local. Um dos muros que compõe a fachada do prédio será modificado e recebendo cor e imagens, numa composição do muralista Brendan Hudson.

Brendan, artista plástico canadense, é conhecido pela sensibilidade de suas intervenções. Em 2012, ele deu nova cara a um muro do Conjunto Habitacional Prestes Maia, também em Santo André.

O novo mural tem previsão de entrega para o mês de abril e marcará também as comemorações do aniversário da cidade. Brendan entende que um trabalho na magnitude deste deve ser, sempre que possível, sobre inclusão e senso de pertencimento.
“Nossos objetivos são chamar a atenção da comunidade para a reciclagem e dar voz a esses jovens do projeto, mostrar que eles fazem parte da história da Usina e são importantes”, explica. “Além disso, quero que eles me ajudem, contribuam com ideias reais para o mural, afinal de contas, isso pertence a eles.”

Com o objetivo de conhecer essas pessoas melhor e reunir novas ideias para o mural, o artista plástico se encontrou, no último dia 22, com os antigos participantes do projeto. A integração foi realizada na própria Usina de Papel e cerca de 40 antigos participantes estiveram presentes. Realizaram atividades criativas voltadas às lembranças e mudanças proporcionadas pelo projeto, além de conhecer o trabalho, já avançado, de Brendan.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social a tornarem-se mais conscientes. A Usina funcionou por 12 anos e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.

No ano passado, o Semasa retomou o projeto e a criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço, já que antes a Usina funcionava em um espaço localizado na Craisa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

12/04/2024: Semasa abre inscrições para curso gratuito de extensão em agroecologia

Formação teórico-prática tem encontros até dezembro e é voltada especialmente para os agricultores urbanos de Santo André Santo André, 11 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do programa Composta Santo André, abre vagas para o curso de extensão em agroecologia. A formação é totalmente gratuita, ocorrerá de abril a dezembro, e é especialmente voltada aos agricultores urbanos que atuam na cidade, também conhecidos como hortelões. Haverá certificado para...

Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

09/04/2024: Semasa promove 14ª edição da Gincana Ecológica no Jardim Alzira Franco

Evento ocorrerá neste sábado, das 10h às 15h, na Praça Alzira Franco Santo André, 9 de abril de 2024 – Como parte das comemorações do aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, promove mais uma edição da Gincana Ecológica no sábado (13), no Jardim Alzira Franco. O evento, que ocorre das 10h às 15h, tem como objetivo dar um novo destino aos brinquedos em...

Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

05/04/2024: Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído

Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais). O primeiro, localizado...

Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

04/04/2024: Semasa abre inscrições para minicursos e atividades de Educação Ambiental gratuitas

Ações ocorrem ao longo do mês de abril, em comemoração ao aniversário de 471 anos de Santo André Santo André, 4 de abril de 2024 – Para celebrar o aniversário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da Gerência de Educação e Mobilização Ambiental, promove diversas atividades gratuitas ao longo do mês. São minicursos e oficinas que têm o objetivo de tornar os cidadãos cada vez mais engajados com as causas...