10/03/2014 Semasa alerta população para cuidados na hora de descartar material cortante

Folhetos informativos estão sendo entregues pelos coletores de lixo nos bairros de maior incidência

 

Santo André, 10 de março de 2014 – O descarte de materiais cortantes, como vidros, louças e até seringas, envolve muito mais cuidado do que parte da população acaba adotando. Por conta da falta de atenção, muitas vezes os coletores de lixo se machucam durante o trabalho. Em Santo André, os dados revelam que um coletor se acidenta por dia ao executar o trabalho de coleta de lixo doméstico.

 

Para melhorar esta situação e garantir condições mais favoráveis aos trabalhadores, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está investindo na distribuição de folhetos informativos à população. O material alerta para a problemática e dá dicas de como proceder para evitar estes acidentes.

 

Por exemplo, na hora de descartar materiais cortantes procure envolvê-los em papel, como jornais e revistas antigos e já destinados ao descarte. Se possível, faça o embrulho com papelão ou coloque-o dentro de caixas, evitando o contato dos coletores com os materiais.

 

Para o diretor do Departamento de Resíduos Sólidos, Edi Ferreira dos Santos, a ação da autarquia propõe medidas simples para garantir a segurança destes trabalhadores tão essenciais para o município. “A atitude dos moradores com relação a estes procedimentos faz toda a diferença. São pequenos cuidados que não demandam muito tempo e permitem a continuidade dos serviços com mais qualidade, uma vez que não precisamos ausentar o coletor por conta de acidentes, além de garantir a qualidade de vida dos trabalhadores”, explica.

 

Dados alarmantes – De acordo com uma pesquisa realizada pelo doutor e perito do Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul, Luiz Carlos Alves da Luz, a realidade dos acidentes de trabalho provocada por materiais cortantes em condições inadequadas de armazenamento é alarmante e extrapola os números de Santo André. Em sua pesquisa para a tese de doutorado, o perito constatou que nos municípios de Campo Grande (MS) e Penápolis (SP) o índice de acidentes por material perfuro cortante com coletores chegava a 76%, sendo 7% dos casos provocados por agulhas.

 

Em entrevista para a edição do segundo semestre do ano passado da revista Senac Ambiental, o especialista afirma ainda que 65% das enfermidades e dores relatadas pelos trabalhadores destas cidades, utilizados na pesquisa, se referiam a micoses, larvas e ao famoso bicho geográfico.

 

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Parque Central recebe 4ª Feira de Troca de Brinquedos neste domingo

03/10/2023: Parque Central recebe 4ª Feira de Troca de Brinquedos neste domingo

Atividade do Semasa celebra a Semana das Crianças Santo André, 3 de outubro de 2023 – O próximo domingo (8) será especial e diferente para comemorar a Semana das Crianças, promovendo o desapego e a sustentabilidade. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizará a 4ª Feira de Troca de Brinquedos, no Parque Central, das 10h às 16h. A atividade, promovida pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, conta com o apoio do Fundo...

Vila Guiomar ganha Estação de Coleta com nova infraestrutura

02/10/2023: Vila Guiomar ganha Estação de Coleta com nova infraestrutura

Ecoponto é mais moderno e fica em um local de fácil acesso, na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira Santo André, 2 de outubro de 2023 – Os moradores da região da Vila Guiomar, em Santo André, agora têm à disposição um ecoponto com infraestrutura moderna. A Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriram a nova unidade nesta segunda-feira (2), na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, 151, facilitando o acesso dos munícipes...

Semasa finaliza projeto Do Sólido ao Gasoso com lançamento de cartilha temática

29/09/2023: Semasa finaliza projeto Do Sólido ao Gasoso com lançamento de cartilha temática

Material reúne informações sobre as atividades desenvolvidas e subsidia município para ações voltadas à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas   Santo André, 29 de setembro de 2023 – Com o objetivo de contribuir para uma Política Municipal de Redução dos Gases do Efeito Estufa (GEE) e de estudar a viabilidade para reaproveitamento do biogás produzido no Aterro Sanitário de Santo André, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) desenvolveu o projeto Do Sólido ao Gasoso,...

Santo André inicia operação de novo ecoponto em área de manancial

28/09/2023: Santo André inicia operação de novo ecoponto em área de manancial

Estação de Coleta Parque Miami fica na região do Parque do Pedroso, a maior Unidade de Conservação do município Santo André, 28 de setembro de 2023 – Santo André celebra mais uma importante conquista para fortalecer a preservação do meio ambiente. Foi aberta na última quarta-feira (27) a Estação de Coleta Parque Miami, que fica no bairro de mesmo nome, cercado por remanescentes da Mata Atlântica, nascentes e animais silvestres. No local, a população poderá descartar corretamente diversos tipos...