Pq.Natural Municipal do Pedroso

O Parque Natural Municipal do Pedroso é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 1998 e possui área equivalente a aproximadamente seis vezes a do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Parque do Pedroso (3)

Parque do Pedroso (4)

No conjunto de parques públicos da Região Metropolitana de São Paulo, o Pedroso se destaca pelo porte (8.150.725 m²) e pelo seu caráter de Unidade de Conservação integrante da Reserva da Biosfera e também da Área de Proteção e Recuperação de Mananciais da bacia Hidrográfica Billings-Tamanduateí.

Parque do Pedroso (2)

Conexão com o Parque Estadual da Serra do Mar – Maior espaço protegido de Santo André, ele é formado por maciço vegetal contínuo de Mata Atlântica que forma uma barreira entre a área urbana e o espelho d’água da represa Billings, fazendo divisa com os municípios de São Bernardo do Campo a sudoeste e Mauá a nordeste, com a área urbanizada de Santo André, ao norte e com o bairro Parque Miami, ao sul.

Água – Ele também apresenta uma rede hídrica importante. A microbacia do córrego Pedroso fica totalmente dentro do Parque e apresenta 33 nascentes e 15 lagos. Até 2019, o Semasa fazia a captação de água no Parque, que seguia para o tratamento na Estação de Tratamento de Água Guarará e era distribuída para 6% da população de Santo André. Atualmente, a captação e distribuição de água no município são feitas integralmente pela Sabesp e a represa do Pedroso não é mais utilizada para esse fim.

logo-pedroso

História – A área pertenceu à família Pedroso. Explorada para a produção de carvão vegetal, foi fragmentada em vários proprietários e, desde antes da década 40 do século passado, é utilizada para a captação e abastecimento de água.
No início da década de 1970, a área foi aberta ao público, quando para lá foi transferida a Capela de Santa Cruz, construída pelos antigos lenhadores da região. Em 1979, houve mudança na denominação do local, que passou a chamar-se Parque Regional e Jardim Botânico do Pedroso. Na época foram construídos quiosques com churrasqueiras, quadras esportivas e instalados equipamentos para recreação infantil e sanitários.

Parque do Pedroso (5)

Parque do Pedroso (9)

Para fazer uma visita monitorada entre aqui.

AVISO

O Parque Natural Municipal do Pedroso receberá, a partir do segundo semestre de 2022, a implantação da Linha de Transmissão (LT) 345 kV Alto da Serra – SE Sul. O serviço é necessário para evitar sobrecarga nas linhas de transmissão existentes. A LT terá início na torre T9 da LT 345 kV Baixada Santista – SE Sul, localizada no município de São Bernardo do Campo, e finalizará na Subestação (SE) Sul, existente e de propriedade da CTEEP, localizada no município de Santo André. Saiba mais aqui.