10/08/2022 Em agosto, Semasa oferece atividades de educação ambiental para jovens e adultos

 

Minicursos, oficinas, bate-papo e formação audiovisual estão entre as opções com inscrições abertas

Santo André, 4 de agosto de 2022 – Sempre com foco em oferecer ações que estimulem a percepção e a sensibilização ambiental dos moradores de Santo André, a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) está com inscrições abertas para diversas atividades ambientais ao longo do mês de agosto.

Na próxima segunda-feira (8), começa mais uma edição do pocket curso ‘Educação Ambiental e o Lúdico’, voltado especialmente para pais, educadores e cuidadores, que busca demonstrar a importância de relacionar o processo de crescimento das crianças com práticas que integrem o público infantil ao meio ambiente. A formação tem formato híbrido, com conteúdo teórico online e um encontro presencial em 20/8, em um parque municipal, que ainda será definido. Informações e inscrições estão disponíveis em www.semasa.sp.gov.br/minicursos.

Ao longo do mês, a equipe da autarquia também vai oferecer minicurso sobre compostagem exclusivamente para professores da rede municipal de ensino. Todas as atividades de educação ambiental integram também a programação da Escola de Ouro Andreense.

Turismo sustentável – Com transmissão ao vivo pelo YouTube do Semasa, no dia 10 ocorre o bate-papo virtual do projeto Tardes Interativas, sobre o tema “Turismo Sustentável e Mudanças Climáticas”. A participação é livre e aberta a todos os interessados, mas quem se inscrever terá direito a certificado.

Para falar do assunto, a autarquia recebe dois convidados. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento e com pós-doutorado em gestão urbana, Isabel Jurema Grimm atua como coordenadora do programa de pós-graduação e mestrado profissional em governança e sustentabilidade pelo Instituto Superior em Administração e Economia do Paraná, e vai conversar sobre o tema “O turismo em tempos de mudanças climáticas: prospecções e desafios”.

Na sequência, o professor e pesquisador do Departamento de Ciências Ambientais da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Zysman Neiman, que também coordena a Cátedra Sustentabilidade e Visões de Futuro, abordará sobre “Inclusão social por meio do turismo sustentável”. As inscrições estão abertas em www.semasa.sp.gov.br/tardesinterativas.

Projeto audiovisual – O Projeto Água, Câmera e Ação, que já beneficiou mais de 70 jovens de Santo André, vai iniciar em agosto mais uma turma de formação socioambiental e audiovisual para moradores de 15 a 29 anos residentes na região do Parque Andreense.

As aulas, que integram o módulo 1 do projeto, terão início em 18 de agosto e vão até 27 de outubro, sempre às quintas-feiras, das 14h às 17h, no Centro Público de Formação Profissional Júlio de Grammont.

Interessados podem se inscrever de forma online, em www.semasa.sp.gov.br/aca, ou presencialmente, no próprio Centro Público (rua Astorga, s/n) ou na Escola Estadual Profª. Miquelina Pedroso Magnani.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...

Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

12/09/2022: Semasa inicia operação de Estações de Coleta nos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu

Novos equipamentos foram abertos nesta segunda-feira, com horário de funcionamento das 9h às 17h Santo André, 12 de setembro de 2022 – A partir desta segunda-feira (12), os moradores dos bairros Jardim Ana Maria, Jardim e Bangu podem fazer uso das novas Estações de Coleta que foram construídas para ampliar a reciclagem e o descarte correto de diversos tipos de materiais. O engenheiro aposentado Dario Tartarin, de 66 anos, foi o primeiro a utilizar a Estação de Coleta Bangu....

Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

06/09/2022: Obras de novas Estações de Coleta em Santo André entram na reta final

  Ecopontos nos bairros Bangu, Jardim e Jardim Ana Maria serão entregues nos próximos dias   Santo André, 6 de setembro de 2022 – Santo André está prestes a entregar as três novas Estações de Coleta, do total de dez ecopontos que serão construídos. O prefeito Paulo Serra vistoriou nesta terça-feira (6) a Estação de Coleta Bangu, que já possui equipamentos mais modernos para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos, ampliando a reciclagem e deixando...