17/04/2021 Fiscalização Ambiental do Semasa flagra movimentação de terra e corte ilegal de árvores em área invadida

Agentes receberam denúncias sobre o crime ambiental em local no Núcleo dos Missionários

Santo André, 17 de abril de 2021 – A equipe de Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou na tarde deste sábado (17) a movimentação irregular de terra e a supressão de dezenas de árvores nativas e exóticas em um terreno junto ao Núcleo dos Missionários (Jardim Santo André).

Com cerca de 15.000 metros quadrados, a área pertence à CDHU e foi invadida. O crime ambiental ainda causou erosão ao solo do local e a movimentação ocorreu para construção de novas moradias irregulares. A ação contou com apoio da GCM (Guarda Civil Municipal) e da Polícia Militar.

Os agentes do Semasa efetuaram o flagrante após ter recebido uma denúncia e, com o auxílio do drone, foi possível constatar a infração ambiental. “Por meio da tecnologia, como o drone, temos a possibilidade de constatar situações que antes seriam improváveis. Um trabalho contínuo para proteger o meio ambiente e a cidade”, comenta o superintendente do Semasa, Gilvan Junior.

A Fiscalização Ambiental apreendeu a máquina escavadeira que estava sendo utilizada e, a partir de agora, para reaver o equipamento o proprietário deverá pagar multas que ultrapassam o valor de R$ 100 mil e ainda cumprir Termo de Compromisso Ambiental para recuperação da área e mitigação dos danos ambientais.

Em Santo André, o Semasa é responsável pela fiscalização de diversos crimes ambientais que possam causar danos ao meio ambiente. A movimentação irregular de terra sem o devido licenciamento, além da supressão de árvores em área particular, sem autorização da autarquia, são uma das atribuições das equipes de Fiscalização Ambiental.

A população pode colaborar enviando denúncias pelos canais oficiais, como site (www.semasa.sp.gov.br), Fale Conosco, ou ainda pelo Facebook da autarquia.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...