06/05/2015 Mobilização porta a porta da Campanha de Coleta Seletiva começa hoje (06) pelo setor da Vila Pires

Santo André, 06 de maio de 2015 – Após a divulgação entre os amantes da bike, a Campanha de Coleta Seletiva do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começa a chegar hoje às residências da cidade. Cerca de 170 mil imóveis serão visitados pelos agentes de mobilização, que entregarão o material da campanha além de um ímã de geladeira, em que o morador poderá anotar os dias da coleta de resíduos úmidos e secos.

O primeiro setor a receber a ação foi o da Vila Pires, que inclui ainda os bairros Vila América, Homero Thon, Parque Gerassi, Vila Helena, Jd. Mareck, Cidade São Jorge, Vila Humaitá, Vila Progresso, Jd. Silveira, Parque Marajoara, Vila Guarani e região do Parque Guaraciaba.

Denise Cattaruzzi, que mora na Vila Pires, diz que separa o lixo reciclável porque sabe que esta ação evita a poluição de rios ruas e também porque ela gera renda para as cooperativas de reciclagem da cidade. “A separação é algo muito simples de se fazer e que gera recursos. Por que não fazer?”, lembra.

O morador Josué de Moraes afirma que sempre colabora com a coleta. “Hoje é dia do reciclável e meu lixo já está aí. Quando alguém não colabora, costumo dar bronca”, disse Josué, que mora na Vila Progresso há quase 50 anos.

Sacolas de lona – Para reforçar ainda mais a ideia de reciclagem, os agentes estão utilizando sacolas feitas de lonas de banners e faixas antigos do Semasa, que foram descartados. Este material foi doado ao Nupe (Núcleo de Projetos Especiais), que atende pacientes vinculados à rede de saúde mental da Prefeitura de Santo André.

A autarquia já doa estes materiais ao Núcleo desde 2013. Para se ter uma ideia, com um banner de 1,20m X 2m, o grupo pode fazer até 12 porta-documentos. As lonas recebidas transformam-se em pastas, bolsas, capas de caderno, porta-lixo, entre outros. Alguns dos produtos produzidos pelo grupo do Nupe podem ser conhecidos pelo Facebook https://goo.gl/U0yuVP.

Amanhã (07), as equipes de mobilização começam a atuar no setor que integra Recreio da Borda do Campo, Parque Miami, Vila Suíça, Jardim Santo André, etc. Ainda esta semana os agentes percorrerão as casas dos bairros Jd. Alvorada, Jd. Cristiane, Jd. do Estádio, Las Vegas, Vila Linda, Jd. Stella, Bangu, Camilópolis, Vila Metalúrgica, Santa Terezinha e Pq. Andreense. A ideia é que, até fim de maio, todos os bairros sejam contemplados.

Campanha – Com o slogan “Nunca uma separação teve um final tão feliz”, a campanha tem o objeto é estimular a população a separar corretamente os resíduos secos dos úmidos e, assim, aumentar a destinação de materiais para reciclagem. Até o final de 2016, a meta é ampliar de 6% para 20% o índice de reciclagem em Santo André.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

30/09/2022: Semasa retoma atendimento técnico de licenciamento ambiental de forma presencial

Interessados poderão tirar dúvidas sobre processos e pedidos ambientais em tramitação  Santo André, 30 de setembro de 2022 – Para facilitar o acesso à informação e sanar dúvidas dos interessados que ingressam com processos de licenciamento ambiental junto ao Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), a autarquia vai retomar o Atendimento Técnico de Licenciamento Ambiental de forma presencial, a partir da próxima segunda-feira (3/10). O atendimento ocorrerá apenas com agendamento prévio e deverá ser diretamente com...

Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

24/09/2022: Santo André estreia Moeda Verde Itinerante para beneficiar novas comunidades

Jardim Utinga recebeu neste sábado novo modelo da ação realizada pelo Fundo Social de Solidariedade e Semasa   Santo André, 24 de setembro de 2022 – Principal política pública socioambiental de Santo André, o programa Moeda Verde começou a ser realizado em um novo formato neste sábado (24) para fazer com que mais pessoas possam trocar recicláveis por frutas, legumes e verduras, ampliando a segurança alimentar e a reciclagem, ao mesmo tempo em que contribui para a limpeza da...

ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

21/09/2022: ProAr vistoria e aprova 98% da frota municipal de ônibus

Emissões dos veículos foram aferidas pelo Semasa Santo André, 21 de setembro de 2022 – As aferições do ProAr (Programa de Qualidade do Ar) realizadas nos ônibus que compõem a frota pública municipal chegaram ao fim e aprovaram 98% dos veículos em atividade. Os agentes da Fiscalização Ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vistoriaram 311 ônibus, sendo que 307 receberam o selo de aprovação, o que significa que as emissões estavam dentro dos padrões...

Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

20/09/2022: Doações nas Estações de Coleta de Santo André ultrapassam 95 mil itens no primeiro semestre

Volume é 70% superior ao mesmo período de 2021 e demonstra o espírito de solidariedade da cidade Santo André, 20 de setembro de 2022 – Os andreenses seguem engajados em espalhar o bem e ajudar quem mais precisa. Demonstração disso é que as doações recebidas nas Estações de Coleta do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) subiram 70% neste primeiro semestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, com mais de 95...