02/04/2015 Usina de Papel do Semasa recebe intervenção artística de muralista canadense

Santo André, 02 de abril de 2015 – Para marcar a retomada do projeto da Usina de Papel do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), que hoje está localizada dentro da área do reservatório Camilópolis da autarquia, começou em março uma intervenção artística no local. Um dos muros que compõe a fachada do prédio será modificado e recebendo cor e imagens, numa composição do muralista Brendan Hudson.

Brendan, artista plástico canadense, é conhecido pela sensibilidade de suas intervenções. Em 2012, ele deu nova cara a um muro do Conjunto Habitacional Prestes Maia, também em Santo André.

O novo mural tem previsão de entrega para o mês de abril e marcará também as comemorações do aniversário da cidade. Brendan entende que um trabalho na magnitude deste deve ser, sempre que possível, sobre inclusão e senso de pertencimento.
“Nossos objetivos são chamar a atenção da comunidade para a reciclagem e dar voz a esses jovens do projeto, mostrar que eles fazem parte da história da Usina e são importantes”, explica. “Além disso, quero que eles me ajudem, contribuam com ideias reais para o mural, afinal de contas, isso pertence a eles.”

Com o objetivo de conhecer essas pessoas melhor e reunir novas ideias para o mural, o artista plástico se encontrou, no último dia 22, com os antigos participantes do projeto. A integração foi realizada na própria Usina de Papel e cerca de 40 antigos participantes estiveram presentes. Realizaram atividades criativas voltadas às lembranças e mudanças proporcionadas pelo projeto, além de conhecer o trabalho, já avançado, de Brendan.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social a tornarem-se mais conscientes. A Usina funcionou por 12 anos e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.

No ano passado, o Semasa retomou o projeto e a criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço, já que antes a Usina funcionava em um espaço localizado na Craisa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...