02/04/2015 Usina de Papel do Semasa recebe intervenção artística de muralista canadense

Santo André, 02 de abril de 2015 – Para marcar a retomada do projeto da Usina de Papel do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), que hoje está localizada dentro da área do reservatório Camilópolis da autarquia, começou em março uma intervenção artística no local. Um dos muros que compõe a fachada do prédio será modificado e recebendo cor e imagens, numa composição do muralista Brendan Hudson.

Brendan, artista plástico canadense, é conhecido pela sensibilidade de suas intervenções. Em 2012, ele deu nova cara a um muro do Conjunto Habitacional Prestes Maia, também em Santo André.

O novo mural tem previsão de entrega para o mês de abril e marcará também as comemorações do aniversário da cidade. Brendan entende que um trabalho na magnitude deste deve ser, sempre que possível, sobre inclusão e senso de pertencimento.
“Nossos objetivos são chamar a atenção da comunidade para a reciclagem e dar voz a esses jovens do projeto, mostrar que eles fazem parte da história da Usina e são importantes”, explica. “Além disso, quero que eles me ajudem, contribuam com ideias reais para o mural, afinal de contas, isso pertence a eles.”

Com o objetivo de conhecer essas pessoas melhor e reunir novas ideias para o mural, o artista plástico se encontrou, no último dia 22, com os antigos participantes do projeto. A integração foi realizada na própria Usina de Papel e cerca de 40 antigos participantes estiveram presentes. Realizaram atividades criativas voltadas às lembranças e mudanças proporcionadas pelo projeto, além de conhecer o trabalho, já avançado, de Brendan.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social a tornarem-se mais conscientes. A Usina funcionou por 12 anos e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.

No ano passado, o Semasa retomou o projeto e a criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço, já que antes a Usina funcionava em um espaço localizado na Craisa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

19/10/2021: Projeto Água, Câmera e Ação começa as atividades em Santo André

Interessados em realizar cursos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo ainda podem se inscrever até 22 de outubro Santo André, 19 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) deu início ao Água, Câmera e Ação, projeto de educomunicação que visa à sensibilização e formação socioambiental de jovens da Vila de Paranapiacaba e da região do bairro Condomínio Maracanã. A iniciativa promove cursos gratuitos de audiovisual, percepção ambiental e empreendedorismo. A primeira...

Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

16/10/2021: Semasa inicia contação de histórias com tema ambiental de forma presencial

Com a melhora do cenário de pandemia, autarquia explora atividade em campo para sensibilizar e estimular a reflexão de crianças sobre diversos assuntos Santo André, 16 de outubro de 2021 – A Tuca, contadora de histórias do portal infantil Hendu, saiu de trás das telas e começou a realizar apresentações de forma presencial. Com a queda de contágios e de internações pelo coronavírus, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vem retomando o trabalho em campo...

Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

14/10/2021: Semasa abre eleições para conselho gestor do Parque do Pedroso

Entidades interessadas em participar do processo eleitoral têm até 12 de novembro para se inscrever Santo André, 11 de outubro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio do Comugesan, inicia nesta segunda-feira (11) o processo de eleições para constituir o Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Pedroso. O processo de inscrição para as entidades interessadas ocorre até 12 de novembro, de forma online ou presencial. O conselho gestor será composto...

Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

14/10/2021: Semasa entrega centenas de brinquedos para crianças da comunidade Sacadura Cabral

Objetos foram doados nas Estações de Coleta e ganharam um destino nobre, levando alegria para famílias carentes Santo André, 8 de outubro de 2021 – O Dia das Crianças chegou mais cedo para moradores da comunidade da Vila Sacadura Cabral. O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) distribuiu nesta sexta-feira (8) duzentos brinquedos para a população, durante o evento Gincanas Ecológicas, que promove brincadeiras com somatórias de pontos para os pequenos trocarem por objetos como carrinhos,...