02/04/2015 Usina de Papel do Semasa recebe intervenção artística de muralista canadense

Santo André, 02 de abril de 2015 – Para marcar a retomada do projeto da Usina de Papel do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental), que hoje está localizada dentro da área do reservatório Camilópolis da autarquia, começou em março uma intervenção artística no local. Um dos muros que compõe a fachada do prédio será modificado e recebendo cor e imagens, numa composição do muralista Brendan Hudson.

Brendan, artista plástico canadense, é conhecido pela sensibilidade de suas intervenções. Em 2012, ele deu nova cara a um muro do Conjunto Habitacional Prestes Maia, também em Santo André.

O novo mural tem previsão de entrega para o mês de abril e marcará também as comemorações do aniversário da cidade. Brendan entende que um trabalho na magnitude deste deve ser, sempre que possível, sobre inclusão e senso de pertencimento.
“Nossos objetivos são chamar a atenção da comunidade para a reciclagem e dar voz a esses jovens do projeto, mostrar que eles fazem parte da história da Usina e são importantes”, explica. “Além disso, quero que eles me ajudem, contribuam com ideias reais para o mural, afinal de contas, isso pertence a eles.”

Com o objetivo de conhecer essas pessoas melhor e reunir novas ideias para o mural, o artista plástico se encontrou, no último dia 22, com os antigos participantes do projeto. A integração foi realizada na própria Usina de Papel e cerca de 40 antigos participantes estiveram presentes. Realizaram atividades criativas voltadas às lembranças e mudanças proporcionadas pelo projeto, além de conhecer o trabalho, já avançado, de Brendan.

Sobre a Usina – A Usina de Triagem e Reciclagem de Papel é um projeto criado em 1998 com o objetivo de auxiliar na formação de jovens em situação de vulnerabilidade social a tornarem-se mais conscientes. A Usina funcionou por 12 anos e ganhou diversos prêmios, inclusive internacionais.

No ano passado, o Semasa retomou o projeto e a criação deste mural artístico faz parte do processo de revitalização do novo espaço, já que antes a Usina funcionava em um espaço localizado na Craisa.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

27/02/2021: Com aumento de casos de coronavírus, Semasa reforça desinfecção de ruas e avenidas

Serviço de limpeza é feito principalmente próximo a unidades de saúde, hospitais de campanha e locais onde há maior fluxo de pessoas Santo André, 27 de fevereiro de 2021 – Em meio ao aumento de diagnósticos positivos do novo coronavírus, as equipes do setor de drenagem do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) intensificaram os trabalhos de desinfecção de ruas e avenidas do município, o que ajuda a prevenir novos casos de contágio. A limpeza das...

Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

26/02/2021: Santo André intensifica diálogo social para promover maior transparência sobre o Complexo Viário Cassaquera

Santo André, 26 de fevereiro de 2021 – Com o objetivo de promover uma maior aproximação dos moradores de Santo André com as obras do Complexo Viário Cassaquera, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) voltou a realizar reuniões com a população. Nesta semana, nos dias 23 e 25, profissionais da autarquia se reuniram com pessoas que residem nos bairros Centreville, Parque Gerassi, Vila Guarani e Vila Homero Thon para apresentar informações sobre as obras de canalização...

Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

24/02/2021: Semasa abre licitação para construção de dez Estações de Coleta

Expectativa é entregar os novos equipamentos ainda neste ano Santo André, 24 de fevereiro – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (24) licitação internacional para contratar empresa para construir mais dez Estações de Coleta na cidade. A execução do projeto executivo dos novos equipamentos e as obras fazem parte do Programa Sanear Santo André, cujas intervenções são financiadas parcialmente pela CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina. A previsão da autarquia...

Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

19/02/2021: Semasa e GCM firmam parceria para coibir furto de equipamentos de drenagem na Vila Luzita

Desde janeiro, 19 ralos grelhas sumiram do calçadão na rua Alcides Maia; falta de dispositivos pode ocasionar acidentes e alagamentos Santo André, 19 de fevereiro de 2021 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e a GCM (Guarda Civil Municipal) estão trabalhando juntos para coibir um problema que vem ocorrendo no calçadão da rua Alcides Maia, na Vila Luzita: o furto de ralos grelhas. Desde janeiro, 19 dispositivos – que são fundamentais para captar a...