06/02/2014 Semasa reabre visitas monitoradas ao Aterro Sanitário

Equipamento municipal também é ferramenta de educação ambiental

Para ampliar o conhecimento da população a respeito do processo de coleta, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos em Santo André, além de expandir as atividades de educação ambiental no município, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabre neste mês o programa de visitas monitoradas ao Aterro Sanitário.

O equipamento, localizado no bairro Cidade São Jorge, é o único aterro municipal do ABC e passa pelos trabalhos finais para voltar a receber 100% dos resíduos coletados na cidade. “As visitas monitoradas permitirão que os visitantes possam conhecer todo o trabalho da autarquia na área de resíduos sólidos”, explica o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

Os grupos de visita poderão ser formados por munícipes, estudantes, entidades educacionais entre outros. No escopo da visita será oferecida uma palestra informativa, além das visitas in loco que serão realizadas no próprio aterro. Entre os locais a serem visitados estão as cooperativas de reciclagem, o ecoponto de reciclagem de madeira, a unidade de tratamento de resíduos de saúde, estações de coleta, a Usina de Triagem e Reciclagem de Papel e também a Estação de Tratamento do Efluente Percolado (chorume).

Para a visita à Usina de Triagem e Reciclagem de Papel, os participantes deverão ter mais de 5 anos. Serão formados grupos de até 30 pessoas e com no mínimo uma pessoa maior de idade responsável. Para os outros locais, a faixa etária mínima atendida é para maiores de 18 anos, e grupos de até 20 pessoas.

Professores que desejem levar seus alunos da faixa etária de 14 a 17 anos para conhecer o aterro sanitário devem entrar em contato com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, pelo telefone 4433-9855.

Para os demais interessados, as inscrições estão disponíveis no site do Semasa, dentro do menu “Resíduos-Aterro”, ou diretamente neste link http://www2.semasa.sp.gov.br/node/376.

De acordo com o diretor, as inscrições para visitas já estão abertas e os primeiros grupos devem realizar a atividade em março.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

18/06/2021: Brinquedos descartados nas Estações de Coleta levam alegria para crianças de comunidade carente

Semasa distribuiu objetos, entregues por moradores de Santo André, em evento inédito realizado no núcleo Eucaliptos Santo André, 18 de junho de 2021 – As Estações de Coleta de Santo André são fundamentais para estimular o descarte correto de resíduos recicláveis, entulho, eletroeletrônicos, dentre outros, mas os ecopontos também se consolidaram como espaço para doação de brinquedos. Com a grande quantidade de objetos que são levados pelos moradores da cidade, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo...

Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

17/06/2021: Moeda Verde chega à comunidade Lamartine, no Jardim Santo André

Núcleo é o décimo sexto a integrar o programa; expansão faz parte do Plano de Metas da Prefeitura Santo André, 17 de junho de 2021 – A Prefeitura de Santo André, por meio do Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade, e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) iniciaram nesta quinta-feira (17) as trocas do Programa Moeda Verde junto ao núcleo Lamartine, no Jardim Santo André. A ação é parte da programação especial do...

Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

16/06/2021: Semasa lança minicurso on-line sobre a importância da polinização para sustentabilidade do planeta

Formação inédita é totalmente gratuita e integra agenda do Junho Verde Santo André, 16 de junho de 2021 – O processo de polinização é indispensável para a indústria da agricultura e a produção de alimentos, mas os insetos e animais responsáveis por este trabalho estão ameaçados por causa do desmatamento, mudanças climáticas e uso de agrotóxicos. Para falar deste tema tão importante, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove neste mês o minicurso inédito “De...

Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

11/06/2021: Complexo Viário Cassaquera celebra um ano de transformações em Santo André

Obras de saneamento, infraestrutura, drenagem e mobilidade urbana eram aguardadas há décadas pelos moradores Santo André, 11 de junho de 2021 – Há mais de 30 anos, o aposentado José Fernando de Almeida, de 73 anos, já ouvia falar de projetos de saneamento e infraestrutura urbana no córrego Cassaquera e na avenida Luiz Ignácio de Anhaia Mello, em Santo André. Após anos de espera, em 2020, a atual gestão da Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental...