06/02/2014 Semasa reabre visitas monitoradas ao Aterro Sanitário

Equipamento municipal também é ferramenta de educação ambiental

Para ampliar o conhecimento da população a respeito do processo de coleta, reciclagem e destinação final de resíduos sólidos em Santo André, além de expandir as atividades de educação ambiental no município, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabre neste mês o programa de visitas monitoradas ao Aterro Sanitário.

O equipamento, localizado no bairro Cidade São Jorge, é o único aterro municipal do ABC e passa pelos trabalhos finais para voltar a receber 100% dos resíduos coletados na cidade. “As visitas monitoradas permitirão que os visitantes possam conhecer todo o trabalho da autarquia na área de resíduos sólidos”, explica o diretor de resíduos sólidos do Semasa, Edi Ferreira dos Santos.

Os grupos de visita poderão ser formados por munícipes, estudantes, entidades educacionais entre outros. No escopo da visita será oferecida uma palestra informativa, além das visitas in loco que serão realizadas no próprio aterro. Entre os locais a serem visitados estão as cooperativas de reciclagem, o ecoponto de reciclagem de madeira, a unidade de tratamento de resíduos de saúde, estações de coleta, a Usina de Triagem e Reciclagem de Papel e também a Estação de Tratamento do Efluente Percolado (chorume).

Para a visita à Usina de Triagem e Reciclagem de Papel, os participantes deverão ter mais de 5 anos. Serão formados grupos de até 30 pessoas e com no mínimo uma pessoa maior de idade responsável. Para os outros locais, a faixa etária mínima atendida é para maiores de 18 anos, e grupos de até 20 pessoas.

Professores que desejem levar seus alunos da faixa etária de 14 a 17 anos para conhecer o aterro sanitário devem entrar em contato com a Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia, pelo telefone 4433-9855.

Para os demais interessados, as inscrições estão disponíveis no site do Semasa, dentro do menu “Resíduos-Aterro”, ou diretamente neste link http://www2.semasa.sp.gov.br/node/376.

De acordo com o diretor, as inscrições para visitas já estão abertas e os primeiros grupos devem realizar a atividade em março.

ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

23/01/2023: Moeda Verde e Moeda Pet chegam às comunidades Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá

Trocas conjuntas ocorrerão a cada dois meses Santo André, 23 de janeiro de 2023 – Como parte do processo de expansão do Moeda Pet, nos próximos dias 25 (quarta-feira), 26 (quinta-feira) e 31/1 (terça-feira), a Prefeitura de Santo André, em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), inicia as trocas conjuntas do Moeda Verde e Moeda Pet nos núcleos Lamartine, Eucaliptos e Vila Sá – respectivamente. Nestes locais, o Moeda Verde já acontece regularmente,...

Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

19/01/2023: Semasa retoma visitas ao Aterro Sanitário de Santo André

Agenda está aberta para todos os segmentos da sociedade Santo André, 19 de janeiro de 2023 – Um dos principais equipamentos de sensibilização ambiental sobre temáticas de resíduos sólidos, o Aterro Sanitário de Santo André retomou a agenda de 2023 para visitas monitoradas ao espaço. Administrado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), o complexo do Centro de Tratamento de Resíduos abriga as cooperativas de reciclagem, o ecoponto especial para recolhimento de pneus, as lagoas de...

Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

16/01/2023: Comunidades Tamarutaca e Pintassilva recebem Moeda Pet e Moeda Verde nesta semana

Primeira ação conjunta nesses locais ocorrem, respectivamente, nos dias 18 e 20 de janeiro, das 13h30 às 14h30 Santo André, 16 de janeiro de 2022 – A Prefeitura de Santo André, com o apoio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), segue levando o programa Moeda Pet para mais locais, com o objetivo de ampliar o número de famílias que têm a oportunidade de trocar garrafas PET por ração para cães e gatos.   Nesta quarta-feira...

Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

11/01/2023: Homem é preso por vandalismo e furto em ecoponto de Santo André

Indivíduo foi pego em flagrante na madrugada desta quarta na Estação de Coleta Ana Maria   Santo André, 11 de janeiro de 2023 – Um homem foi preso em flagrante pela PM (Polícia Militar) cometendo vandalismo e furto na Estação de Coleta Ana Maria, localizada na Avenida Cândido Camargo, no Jardim Ana Maria, em Santo André. O crime contra o patrimônio público ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) e o responsável foi conduzido à delegacia, onde foi lavrado...