01/04/2024 Ponto de descarte irregular de resíduos dá lugar a área de convivência em Santo André

Semasa revitalizou espaço que estava degradado entre as ruas Casemiro de Abreu e Imbuia, na Vila Sacadura Cabral
 
Santo André, 1º de abril de 2024 – O cenário de uma calçada com entulho, móveis, sacolas e até mesmo uma privada ficou no passado entre as ruas Casemiro de Abreu e Imbuia, na Vila Sacadura Cabral, em Santo André. Quem transitar pela região agora se depara com novas árvores, vasos com plantas, mesas, bancos e jogos – como “amarelinha” e tabuleiro para damas e xadrez, possibilitando que os moradores possam se reunir para conversar e se divertir.
 
As melhorias foram realizadas pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), com a participação dos próprios munícipes. Trata-se de mais uma ação do programa Ponto Limpo, que requalifica locais onde há acúmulo ilegal de resíduos.
 
“O programa trabalha juntamente com a população para revitalização das áreas de descarte irregular de resíduos. Quando os moradores atuam com o órgão público, eles valorizam mais os trabalhos e contribuem para a preservação desses espaços”, explica a coordenadora do Ponto Limpo, Maria de Lourdes Lopes Sousa.
 
A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Manutenção de Áreas Verdes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, também foi parceira na ação.
 
Mobilização – Antes de iniciar a transformação, o Semasa conversou com os moradores sobre as melhorias que seriam feitas, sensibilizando-os para os problemas ambientais e de saúde que o descarte inadequado de resíduos causa.
 
Moradora há 20 anos do Conjunto Residencial Prestes Maia, que fica ao lado do local onde foram feitas as intervenções, a aposentada Maria das Neves Ferreira, de 67 anos, foi uma das pessoas que colocaram a mão na massa para revitalizar a área. “Jogavam muito lixo e faziam a queima dos materiais. Fiquei muito feliz de ver essas melhorias. Agora, é ficar de olho para que conservem”, disse.
 
Por causa do descarte irregular de resíduos, era comum ver a proliferação de ratos, pombos e baratas, fora o mau cheiro. Em todo o ano de 2023, a equipe de varrição do Semasa gastou mais R$ 19,6 mil para retirar cerca de 12 toneladas de materiais.
 
O espaço também ganhou a instalação de lixeiras e de uma placa que sinaliza a proibição de jogar resíduos. Em breve, também será instalada a placa do programa Ponto Limpo, mostrando a transformação do local.  
 
Doações nas Estações de Coleta – A pintura do antigo ponto de descarte irregular de resíduos, entre as ruas Casemiro de Abreu e Imbuia, na Vila Sacadura Cabral, e a colocação de vasos foram possíveis graças à doação desses materiais nas Estações de Coleta.
 
Os munícipes de Santo André também podem doar nos ecopontos roupas, calçados, acessórios, objetos e materiais decorativos. Os endereços, bem como os horários de funcionamento, podem ser consultados em www.semasa.sp.gov.br.

| Texto: Susi Elena

imprensasemasa@semasa.sp.gov.br / 4433-9003
| Fotos: Divulgação/Semasa
ImprimirGerar PDFEnvie para um amigo

NOTÍCIAS

Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

29/04/2024: Santo André reabre Estação de Coleta Bom Pastor

Local recebeu nova estrutura para melhorar atendimento aos munícipes e proporcionar mais comodidade aos zeladores Santo André, 29 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) reabriu na manhã desta segunda-feira (29) a Estação de Coleta Bom Pastor. Localizada no bairro de mesmo nome, o ecoponto estava em reforma desde o dia 27 de fevereiro. O equipamento público passou por reforma completa com o intuito de melhorar o atendimento aos munícipes e...

Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

28/04/2024: Após mais de 30 anos, Santo André reinaugura pedalinho do Parque do Pedroso

Santo André, 28 de abril de 2024 – Um dia histórico, de muita alegria, emoção e resgate da memória afetiva de milhares de pessoas. Assim iniciou este domingo (28) no Parque Natural Municipal do Pedroso, em Santo André, com a reinauguração do pedalinho, equipamento que foi desativado há mais de 30 anos, mas que continuou sendo lembrado com muito carinho pelos andreenses e munícipes de outras cidades.   O artista, arte educador e escritor Ronnie Colazza, 50, voltou no...

Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

28/04/2024: Domingo no Pedroso terá inauguração de pedalinho e atividades de saúde e lazer

Equipamento volta à ativa no Parque do Pedroso após mais de 30 anos; evento também marca a abertura do primeiro Parque Naturalizado de Santo André Santo André, 23 de abril de 2024 – O dia 28 de abril no Parque do Pedroso será marcado por eventos especiais. O local vai receber mais uma edição do Domingo no Pedroso, que oferece diversas atividades de saúde e lazer. Mas a grande novidade é a retomada de um equipamento especial, que, mesmo...

Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

20/04/2024: Breshopping Sustentável distribui duas mil peças de roupas e calçados no Núcleo dos Eucaliptos

  Ação socioambiental do Semasa chegou a sua 14ª edição espalhando solidariedade e sustentabilidade   Santo André, 20 de abril de 2024 – Vizinhos, amigos, crianças e familiares se reuniram animados para participar do Breshopping Sustentável, na manhã deste sábado (20), no Núcleo dos Eucaliptos (Vila João Ramalho). Os moradores levaram para casa cerca de duas mil peças de roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados e acessórios.   Promovido pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de...